Bolsonaro vai fazer uma “enquete” para decidir a sanção da lei que aumenta a punição de maus-tratos a animais

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou que vai fazer uma “enquete” no Facebook para decidir se vai sancionar ou não a proposta que aumenta a pena para maus-tratos a animais aprovado pelo Congresso Nacional nesta última quarta-feira (9), num dia pertinente que se comemora o dia do Médico Veterinário.

 Por outro lado, a sua esposa a primeira-dama Michelle Bolsonaro, tem feito campanha nas suas redes sociais em defesa da sanção da PL 1.095/19. “Fazendo charme para o papai @jairmessiasboolsonaro sancionar a PL 1.095 para nos proteger de maus-tratos”, escreveu Michelle.

 Em uma transmissão ao vivo nas suas redes sociais, Bolsonaro contestou o aumento da punição aprovado pelo Legislativo.

“O que eu pretendo fazer, vou colocar no meu Facebook o texto da lei para o pessoal fazer comentários. Só deixo avisado, quem for para a baixaria é banimento. Pode reclamar, a pena é excessiva, é grande, tem que sancionar, tem que vetar. Porque não é fácil tomar uma decisão como essa daí”, declarou o presidente.

Ainda na sua transmissão ao vivo, Bolsonaro pediu a opinião da Youtuber mirim de 10 anos, Esther Castilho que esteve acompanhando a live que não concordou. A criança disse achar pouco a punição para maus-tratos aos animais.  “Eu acho que é muito pouco, viu. A gente tem que cuidar do animal, não tem que maltratar ele”, declarou a youtuber.

Até o momento a legislação brasileira prevê a detenção de três meses a um ano e multa para maus-tratos que incluem todos os animais. No entanto, se a agressão resultar em morte, a punição aumenta para de um sexto a um terço. Caso o projeto seja sancionado, a pena passa a valer de 2 a 5 anos de reclusão contra maus-tratos, abuso, ferimento ou mutilação de cães e gatos, multa e proibição da guarda.

Luana Santos com Diário da Paraíba