Brasil vence o Paraguai e iguala melhor campanha nas Eliminatórias desde 1969

A seleção brasileira deixou os escândalos e as polêmicas extracampo de lado e recolocou o futebol em foco. Em uma ótima participação na oitava rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, obteve duas vitórias em dois jogos e disparou na liderança, com 18 pontos, a seis da Argentina.

Os 100% de aproveitamento foram mantidos e alçaram a equipe de Tite ao patamar da campanha de João Saldanha em 1969, com seis vitórias seguidas. De quebra, o Brasil quebrou um tabu de 36 anos sem vencer os donos da casa em Assunção. O último resultado positivo foi no dia 16 de junho de 1985, quando a seleção venceu por 2 a 0.

O placar idêntico diante do Paraguai foi construído logo cedo, e deu tranquilidade para um novo esquema adotado pelo técnico Tite ganhar corpo. Com o gol, Neymar chegou a 11 no torneio, igualando Zico e Romário. A seleção demonstrou criatividade e poderia ter saído de campo com um resultado mais elástico do que o 2 a 0 completado por Paquetá.

Por outro lado, foi muito pouco ameaçada e terminou a rodada sem ser vazada. É a melhor defesa da competição, com apenas dois gols sofridos. E o melhor ataque, com 16 marcados. A destacar a participação do goleiro Ederson, uma das novidades na escalação, e com pelo menos duas defesas importantes.

A jogada do gol do Brasil também teve o dedo tático de Tite. Com Gabriel Jesus como novidade no ataque, o time ganhou amplitude e velocidade. O atacante fez jogada pelo lado direito e achou Neymar livre no meio da área. O camisa 10 só teve o trabalho de escolher o canto. A formação ainda tinha Firmino por dentro, mas fazendo a função de pivô e o papel tático no fechamento de espaços pelo meio. Com isso, tanto Jesus, pela direita, como Richarlison, pela esquerda, faziam o corredor. Neymar, assim, ganhava liberdade para flutuar e carregar o time desde o meio-campo, que tinha apenas Casemiro e Fred como volantes.

Na etapa final, o Paraguai tentou reagir e deu mais espaços, mas o Brasil demorou para acertar o último passe para ampliar. No fim, Tite mexeu no ataque com alguns minutos a Gabigol, mas o atacante do Flamengo errou o alvo na única chance de finalizar, embora tenha tido boa participação em pouco tempo. Paquetá, que havia entrado no intervalo, finalizou com precisão após linda jogada de Neymar para dar números finais na partida já nos acréscimos.

Extra