Câmara de JP vai homenagear profissionais, entidades e discutir o ‘Setembro Amarelo’

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai realizar três sessões especiais e duas audiências públicas, de 16 a 20 deste mês. Os eventos acontecerão à tarde, no plenário da Casa, e entre as temáticas, haverá debates sobre o ‘Setembro Amarelo’ e a valorização profissional dos nutricionistas, além dos regentes e coreógrafos de fanfarras. O Legislativo Pessoense também homenageará o Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad).

Na segunda-feira (16), às 15h, o Centro de Educação da UFPB será homenageado pelos seus 40 anos, em uma sessão especial, proposta pela vereadora Sandra Marrocos (PSB). “O Centro de Educação da UFPB oferece, há 40 anos, atividades voltadas para a educação, com qualidade, para toda a sociedade da Paraíba, além da Pessoense”, destacou a parlamentar, ao requerer a solenidade.

Em uma proposta da Comissão de Políticas Públicas (CPP), através do vereador Lucas de Brito (PV), às 14h da terça-feira (17), acontecerá uma audiência pública. O intuito será debater meios de valorização do profissional da nutrição, em alusão à passagem do seu dia, celebrado em 31 de agosto.

Também a partir das 14h, da quarta-feira (18), a Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade da CMJP, através do vereador Tibério Limeira (PSB), realizará uma sessão especial. O evento será alusivo ao ‘Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência’, festejado em 21 de setembro, e comemorativo aos 30 anos da Funad. “Vamos tratar de questões referentes à acessibilidade e implementação de políticas, programas e serviços nas áreas da saúde, inclusão social e educação, voltados para as pessoas com deficiência”, ressaltou o parlamentar.

A partir das 15h, na quinta-feira (19), a CPP realizará uma audiência pública, por intermédio do vereador Marcos Henriques (PT), para discutir com profissionais, a sociedade civil organizada e gestores públicos a valorização do trabalho dos regentes e coreógrafos de fanfarra. “Pretendemos debater o reconhecimento e a inclusão desse segmento na estrutura administrativa da Prefeitura, considerando a importância de suas atividades, tais como remuneração, cargos e a necessidade de concurso público. Atualmente, não existe o cargo na grade de funções da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), situação que impede a realização de concursos públicos e, sendo assim, gera trabalho precário”, observou o vereador.

A última sessão especial da semana vai acontecer na sexta-feira (20), a partir das 15h, uma propositura do vereador Milanez Neto (PTB), para discutir a campanha de combate e prevenção ao suicídio ‘Setembro Amarelo’. “As estatísticas revelam que jovens entre 15 e 30 anos são mais propensos a cometer suicídio sem motivos aparentes. É um dado que incomoda todo o mundo, e João Pessoa já registra vários casos. Há quem avalie o suicídio como covardia diante da vida, no entanto, imagino que para tirar a própria vida é preciso ter muita coragem. Depressão pode levar ao suicídio, ela é doença e não escolha”, alertou Milanez Neto, ao anunciar que iria requerer o debate.

SecomCMJP