“Caneta Azul, Azul Caneta”: Como um vídeo sem graça virou meme em poucos dias

Caneta azul, azul caneta, caneta azul está marcada com minha letra. Se você leu essa frase cantando, já sabe do que se trata. E se você não faz ideia do que está acontecendo, calma que o Cabuloso te explica. Acontece que, de uns dias para cá, o vídeo de um homem cantando essa música intitulada Caneta Azul simplesmente estourou nas redes sociais.

No YouTube, onde foi hospedado originalmente no dia 18 de outubro, alcançou nada menos que 3 milhões de visualizações até o presente momento. Resultado: muita gente comentando sobre o vídeo no Twitter e nas demais redes sociais, e até mesmo vários famosos gravando vídeo cantando o “hit” do momento.

Ninguém sabe o que esperar do universo dos memes. Tudo está quieto, e do nada um vídeo, uma frase ou uma foto passa a reinar na internet. Tão súbito quanto é o sucesso de um viral, é também sua queda. Você provavelmente lembra de memes que fizeram um sucesso imensurável antes, mas que agora não são mais comentados (como “Eita Giovana” ou o “Já acabou, Jéssica?”, por exemplo, que também entraram na internet com os dois pés na porta e ficaram conhecidos pelo país inteiro).

De qualquer forma, confira o vídeo que tem conquistado os corações dos internautas brasileiros:

Basicamente, a música composta pelo maranhense Manoel Gomes conta a história de um estudante que perdeu sua caneta azul no caminho da escola e deseja encontrá-la novamente. A causa de tanto buzz ainda é desconhecida: a simplicidade, talvez, nas suas duas estrofes e um refrão? Ou o sentimento singelo de um rapaz por seu objeto favorito (a tal da caneta azul)?

Qualquer que seja o motivo para o sucesso, o fato é que ele é inegável, com a lista de famosos envolvidos com o meme apenas aumentando: Simone (da dupla com Simaria), Wesley Safadão, Thiago Brava, Tirulipa, Rodrigo Faro, Eduardo Costa e Neymar — por enquanto. Manoel já chegou até mesmo a ser chamado para cantar Caneta Azul com Thiago Brava ao vivo no palco de um show do músico, e até um deepfake do presidente Bolsonaro cantando a música chegou a ser feito. Além disso, o responsável pela canção já alcançou mais de 76 mil seguidores no Instagram.

Enquanto, para muitos, o vídeo não teve a mínima graça, para outros — e principalmente depois de cair nas graças dos cantores sertanejo —, visualizar o vídeo repetidamente e compartilhar nas redes sociais fez todo sentido. E para você, faz sentido? O que acha do meme do momento?

Fonte: YouTube