O caso de desaparecimento e assassinato do ator Jeff Machado, de 44 anos, foi concluído pelos investigadores da Polícia Civil do Rio. Dois suspeitos tiveram a prisão decretada pela Justiça: Bruno Rodrigues, considerado foragido; e Jeander Vinícius da Silva Braga, que já está preso.
Ambos vão responder por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Nesta reportagem, o g1 te mostra o que se sabe e o que ainda falta descobrir sobre o crime.
A investigação mostrou que a morte de Jeff foi cuidadosamente planejada para que os suspeitos obtivessem vantagens financeiras porque o ator era considerado ‘vítima perfeita’.
O sonho de Jeff em deslanchar na carreira artística foi usado contra ele para que a dupla pudesse obter ganho fácil, segundo os policiais.
A investigação também mostrou que os cachorros da vítima tiveram participação fundamental no caso e que os possíveis autores inventaram um assassino fake.
Quando ele desapareceu?
- Jefferson Machado da Costa estava desaparecido desde o fim de janeiro de 2023.
- A família começou a desconfiar que algo estava acontecendo após uma mudança no tipo de mensagens que a mãe do ator, Maria das Dores Machado, recebia do filho.
- Maria Machado perdeu o contato direto com o filho, como chamadas de vídeo e áudios.
- Ela passou a receber apenas mensagens de texto, com erros, e ficou desconfiada.
Como a família descobriu que Jeff havia desaparecido?
- Oito cães de Jeff Machado, da raça Setter, foram abandonados na Zona Oeste do Rio — todos estavam com chip de localização.
- A ONG Os Indefesos foi acionada para acolher animais abandonados e resolveu tentar contato com o tutor dos bichos.
- A localização dos cães abandonados foi fundamental para a família pôr fim a uma dúvida: não era Jeff quem falava com eles pelo WhatsApp.
- O desaparecimento do ator foi registrado na polícia no dia 4 de fevereiro.
Onde Jeff foi encontrado?
O corpo do ator foi encontrado dentro de um baú de madeira, que pertencia a ele, com as mãos amarradas, enterrado e concretado a dois metros de profundidade em um terreno em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. A identificação só foi possível através da análise das digitais de Jeff Machado no IML.
Quem são os suspeitos de cometer o crime?
- O produtor Bruno de Souza Rodrigues, que era já considerado investigado no caso e, segundo a família de Jeff, estava com os cartões bancários e as chaves do carro e da casa do artista. Também foi Bruno quem registrou, inicialmente, o desaparecimento do ator, de quem era amigo.
- O garoto de programa Jeander Vinicius da Silva Braga, de 29 anos, que ainda não tinha sido apontado como suspeito e, segundo as investigações, tinha uma relação próxima com a vítima.
A Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) indiciou os dois suspeitos pela morte e ocultação do cadáver do ator Jeff Machado. Os investigadores dizem que Bruno e Jeander premeditaram e executaram o crime.
Por que Jeff foi morto?
A principal linha de investigação é que o ator teria sido enganado com a promessa de entrar em uma novela. A polícia acredita que Jeff pagou cerca de R$ 20 mil a Bruno, mas, como não conseguiu trabalho, passou a fazer cobranças ao produtor.
O que suspeitos alegam?
Os advogados de Bruno de Souza Rodrigues afirmaram que o cliente não matou o ator, mas admitiram que Bruno enterrou o corpo após o crime.
Jeander Vinícius da Silva Braga, num primeiro momento, confessou participação na ocultação do corpo de Jeff e negou que tenha cometido o assassinato. Após ser preso, Jeander disse à polícia que o autor do homicídio é Bruno, que teria dopado e matado o ator com um fio de telefone.
No depoimento inicial, os dois suspeitos atribuíram o assassinato de Jeff Machado a uma terceira pessoa, de nome Marcelo. A versão foi descartada pela polícia, que considera este depoimento fantasioso.
Depois de preso, Jeander desmentiu a versão inicial e afirmou que essa terceira pessoa não existe.
Alguém já foi preso?
A Polícia Civil do RJ prendeu o garoto de programa Jeander Vinícius da Silva Braga em Santíssimo, na Zona Oeste do Rio.
Bruno de Souza Rodrigues, produtor e amigo de Jeff, é considerado foragido.
g1