Centro de Zoonoses retoma cirurgias de esterilização de cães e gatos

O novo Centro de Castração de Animais, localizado no Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (CVAZ), no bairro dos Bancários, na Zona Sul de João Pessoa, anunciou nesta terça-feira (27) a retomada das cirurgias de esterilização de cães e gatos após obras de reestruturação dos espaços da instituição.

Os procedimentos são realizados de forma gratuita, tendo uma média de 300 cirurgias por mês. Desde 2013, mais de 13 mil animais já foram castrados pelo serviço.

Nestes primeiros dias, serão realizadas as cirurgias que já estavam pré-agendadas e, a partir desta sexta-feira (30), a população pode voltar a procurar o espaço para agendar a castração do animal de estimação.

Durante este mês, os atendimentos foram suspensos enquanto eram realizadas as obras de reestruturação. “Estávamos com o serviço em funcionamento há sete anos sem interrupções e, neste ano, já tínhamos colocado na programação a manutenção predial, elétrica e da estrutura. Por conta das fortes chuvas atípicas que atingiram nossa cidade, suspendemos os atendimentos para resguardar a segurança dos profissionais e usuários. Agora, com a conclusão das obras, garantimos uma melhor assistência a todos que buscam o serviço”, ressaltou Nilton Guedes, coordenador do CVAZ.

O Centro de Castração é responsável por todas as etapas do atendimento, que inclui avaliação clínica, exames, cirurgia e pós-cirúrgico. O método de castração realizado é o mais indicado e o animal recebe alta no mesmo dia.

Esterilização

De acordo com o gerente do Centro de Zoonoses, a cirurgia de esterilização não é considerada perigosa e os riscos envolvidos são os mesmos de qualquer procedimento cirúrgico.

“Para a realização da esterilização, os animais devem apresentar bom estado de saúde e se submeter a alguns critérios de segurança, como exame de hemograma e triagem clínica, e não estar na fase de amamentação nem no cio”, explicou Nilton Guedes.