Cerca de 500 atletas disputam o ‘Jogos dos Ciganos da Paraíba’

Os ‘Jogos dos Ciganos da Paraíba 2019’ foram abertos na manhã desta sexta-feira (4).  A solenidade ocorreu na Comunidade Pedro Maia, no município de Sousa, no Sertão paraibano, e contou com o desfile dos participantes e ainda a condução da tocha a cavalo pelo líder da comunidade e anfitrião dos jogos, Francisco Figueiredo.

Até este domingo (6), cerca de 500 ciganos, em todas as faixas etárias, estarão movimentando as modalidades de futebol de campo, futsal, atletismo, cabo de guerra e luta de braço, bem como apresentações culturais típicas. “As apresentações culturais fazem parte do protocolo cigano quando há eventos em seus territórios”, disse a coordenadora Isabel de Lourdes.

O representante da comunidade que recebeu a solenidade destacou a realização do evento. “Estamos todos gratos por receber os jogos na nossa comunidade, denominada de Pedro Maia. O esporte é capaz de unir forças para beneficiar crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos e, por isso, nossa gratidão”, afirmou Damião Silva, coordenador técnico.

Os ‘Jogos dos Ciganos 2019’ estão sendo realizados pelo governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e conta com parceria da Prefeitura de Sousa.

Diário da Paraíba com Secom-PB