Não há o que se dizer sobre o dono do título: o Fluminense foi absolutamente superior neste domingo, no segundo jogo da final, e chegou a abrir 4 a 0 sobre o Flamengo – o gol de Ayrton Lucas, que diminuiu para o Rubeo-Negro, saiu apenas oas 50 minutos do segundo tempo. Em meia hora, o Flu já havia empatado no placar agregado com gols de Marcelo e Cano (sempre ele!). Em seguida, Cano marcou mais um de pênalti e Alexsander selou a grande vitória fuzilando o gol de Santos de perna esquerda.
Em sua segunda partida como titular a volta ao Fluminense, Marcelo teve grande atuação no jogo do título. Foi dele o gol que abriu o placar contra o Flamengo. Aliás, um golaço: ele fez jogada individual e chutou colocado de fora da área no cantinho do goleiro Santos.
Foi a quarta chance de título desperdiçada pelo Flamengo só neste início de temporada. Depois de não chegar sequer à final do Mundial e de ser derrotado tanto na Supercopa do Brasil quanto na Recopa Sul-Americana, o Flamengo agora perde o Campeonato Carioca. E pior: com uma atuação muito inferior a do Fluminense.
A situação de Vítor Pereira no Flamengo, que já não era boa, pode tornar-se insustentável. O técnico português não conseguiu fazer com que a equipe jogasse bem em quatro meses de trabalho e sofre muita pressão interna e da torcida.
Esse é o título de número 33 do Fluminense na história do Campeonato Carioca. O Flu agora diminuiu a vantagem para o Flamengo, que ainda é o maior campeão, com 37 conquistas.
Fluminense e Flamengo agora só voltam a campo no Campeonato Brasileiro. O Flu enfrenta o América Mineiro no sábado, às 16h (de Brasília), no Independência. E o Fla recebe o Coritiba no domingo, também às 16h, no Maracanã.
Globo Esporte