A escola, que foi inaugurada em maio de 1985, foi reformada pela última vez há 19 anos, na segunda gestão de Cícero à frente da Prefeitura. Isto vem sendo algo comum, já que várias das 23 unidades escolares que já receberam ordens de serviço este ano, não passaram por melhorias nas gestões anteriores à atual de Cícero.
“Aqui é mais um reencontro com a minha vida, com a minha história. Como foi dito pela diretora, a última reforma feita na escola foi na minha gestão, quando colocamos cerâmica e ampliamos a estrutura. Quis Deus que hoje, ao lado do vice-prefeito Leo Bezerra e de minha equipe, eu assinasse a 23ª ordem de serviço só de escola, fora as três que já entregamos. Investimos cerca de R$ 30 milhões em dez meses”, destacou Cícero.
A unidade de ensino, que encontra-se bastante deteriorada devido o longo tempo sem reforma, vai ganhar toda a estruturação de piso, teto, rede elétrica e hidráulica. Além disso, as salas serão todas climatizadas e o prédio ganhará um novo reservatório de água. Os 353 alunos, do Ensino Fundamental I e II e EJA também vão se conectar com a tecnologia com a construção da Sala Google e o Espaço Make.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura, América Castro, a Escola Anísio Teixeira foi encontrada em situação de abandono, com suas atividades funcionando em um anexo, já que a estrutura atual não tinha capacidade de receber os estudantes.
“Esta unidade, junto com a Severino Patrício, que demos ordem de serviço há 15 dias, com certeza são as duas com as piores situações. Inclusive, com muitos processos no Ministério Público. A comunidade reivindicava a retomada e a escola estava funcionando em um anexo de forma bastante precária. Mas graças a Deus chegou o momento da Anísio Teixeira e, muito em breve, a escola será entregue à população”, explicou.
A solenidade – Durante o evento, o prefeito foi recepcionado com uma apresentação musical da banda marcial da escola. Ainda teve coreografia de dança das alunas da unidade de ensino, que encantou a todos os presentes. Os professores efetivos também receberam aparelhos Kindle, que são leitores digitais.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Leo Bezerra, o deputado estadual João Gonçalves, o vereador Toinho Pé de Aço, além dos secretários de Infraestrutura, Rubens Falcão; de Gestão Governamental e Articulação Política, Diego Tavares; de Comunicação, Marcos Vinícius; o secretário do Procon-JP, Rougger Guerra; além do secretário executivo da Participação Popular, Thiago Diniz.
Secom-JP