“Nosso sentimento é de humanização. Nós, quando assumimos esse espaço, era um local totalmente destruído – temos registro fotográfico disso, mas que agora nós estamos entregando e funcionando com dignidade, respeito e carinho. Um atendimento humanizado a essas pessoas, que tiveram algum problema na vida, que foram dispensados de manicômio, não tinham pra onde ir, que Deus está nos permitindo acolher”, disse o prefeito Cícero Lucena.
Atualmente são 10 pessoas acolhidas na Casa Terapêutica, que residem de forma permanente. As intervenções realizadas deram uma nova perspectiva para o local, criando um ambiente de lar e oferecendo condições para que os pacientes tenham uma vida mais digna. A diretora de Atenção a Saúde, Alline Grisi, disse que todo o serviço é mantido pela Prefeitura de João Pessoa.
“Aqui eles recebem todo o amor, carinho, cuidado e a proteção que eles necessitam. Com toda essa reforma a gente pôde aumentar a quantidade de quartos para que eles se sintam em casa. Quem precisar do serviço, basta procurar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Caminhar, que a casa está interligada, para ser avaliado por uma equipe médica, que vai identificar qual a necessidade que a pessoa tem”, explicou.
A Prefeitura de João Pessoa investiu R$ 280 mil para realizar uma ampla reforma no local, com a substituição de todo o madeiramento, coberta, climatização dos ambientes, pintura, revestimento cerâmico nas paredes e jardinagem.
Fotos Sérgio Lucena