“Essa ideia surgiu da percepção de que há muitas ligações entre ruas que estão sem uso ou com uso completamente inadequado e prejudicial. E nosso entendimento é de que estes espaços poderiam ser utilizados pela população. Este é apenas o primeiro caso e já temos mais 16 calçadões licitados, sendo oito em Mangabeira e oito no Geisel, que terão obras iniciadas em breve”, garantiu Cícero Lucena.
O calçadão conta com pavimentação em intertravado colorido, itens de acessibilidade, bancos, arborização, Academia da Terceira Idade (ATI) e iluminação em LED. O investimento foi de R$ 189 mil.
De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura (Seinfra), Rubens Falcão, o local vinha servindo para jogar lixo, metralha e até como ponto de uso e venda de drogas. “Estamos colocando em prática um novo modelo de uso dessas travessas. É um projeto completo, estruturado e que vai levar mais qualidade de vida para espaços que estão abandonados”, afirmou.
A professora Nilda Vaz, que mora na região há quase 30 anos, falou sobre como a obra interfere também na saúde e segurança dos moradores. “Aqui tinha muito lixo, nossas casas enchiam de ratos, baratas e muriçocas devido ao mato, além de pessoas usando de drogas no local. Agora ganhamos um espaço de convivência e de circulação. Está aprovadíssimo”, afirmou.
Estiveram presentes no evento o deputado estadual João Gonçalves e os vereadores Tarcísio Jardim, Coronel Sobreira e Rinaldo Maranhão, além da ex-vereadora Sandra Marrocos.
Fotos: Sérgio Lucena/Secom JP