CMJP comemora Dia do Administrador e homenageia representante da categoria

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, nesta segunda-feira (9), sessão especial alusiva ao Dia do Administrador, comemorado em 9 de setembro. Na ocasião, o administrador aposentado Lúcio Mariano Albuquerque Melo, natural da cidade de Campina Grande, foi agraciado com a Medalha Cidade de João Pessoa, uma das mais importantes comendas da Casa, e o Título de Cidadão Pessoense. As proposituras foram do vereador Bosquinho (PSC). A sessão foi prestigiada por amigos e familiares do homenageado.

Compuseram a mesa, além do vereador Bosquinho e de Lúcio Mariano, o vereador Damásio Franca Neto (PP), que secretariou os trabalhos; o presidente da Academia Paraibana de Ciência da Administração, Mario Tourinho; o secretário de Estado da Cultura, professor Damião Ramos; e o monsenhor Robson Bezerra, pároco da Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves.

Em seu discurso, Bosquinho fez um breve histórico do surgimento da profissão de administrador no mundo, suas atribuições e sua regulamentação no Brasil. O parlamentar destacou a importância da atuação do profissional nas empresas e aproveitou a oportunidade para homenagear todos os trabalhadores, pela passagem do seu dia. Em seguida, o vereador contou um pouco da trajetória de vida e profissional de Lúcio Mariano Albuquerque, passando pela sua formação em Campina Grande e trabalhos exercidos na Capital paraibana, como administrador e professor universitário.

Mário Tourinho parabenizou a inciativa da Câmara de conceder as homenagens e destacou a presença, de coração, na solenidade de vários integrantes do Conselho Regional de Administração. O professor Damião Ramos disse que Lúcio Mariano conquistou esse Título e essa Medalha pelos relevantes serviços prestados à Cidade. “Lúcio sempre trabalhou pela coletividade. É uma pessoa altruísta, que se dedica aos outros e que se preocupa com a convivência harmônica entre as pessoas”, comentou o secretário.

Já o monsenhor Robson ressaltou que o homenageado é um exemplo de vida e de humildade. Para o religioso, Mariano exerce sua fé com coerência, prezando pela educação e trabalhando por uma sociedade mais honesta e digna, perante a Deus e a toda sociedade.

O último a falar na tribuna foi o homenageado. Casado com a pedagoga Lúcia Helena e pai de Leonardo Silveira e Lúcio Mariano Melo, o mais novo cidadão pessoense declarou que as honrarias representam o coroamento de 45 anos de muita dedicação e trabalho em João Pessoa. “Foi aqui que eu exerci plenamente minha profissão, constitui família e realizei sonhos”, enalteceu.

Aposentando há 12 anos, Lúcio Mariano Albuquerque Melo se formou em administração em 1972; concluiu pós-graduação em Gestão de Qualidade e Produtividade pela UFPB em 1983; fez MBI em Consultoria Organizacional em 2012; foi fundador do Conselho Regional de Administração na Paraíba, em 1986, sendo o primeiro presidente em 1987; bem como fundador da Academia Paraibana de Ciência da Administração, ocupando a cadeira nº 01.

Lúcio Mariano destacou que a profissão completa 57 anos de existência com muita luta, colocando no mercado de trabalho profissionais dedicados, qualificados e preparados. “Na Paraíba, existem cerca de 3 mil administradores cadastrados. Mesmo com a atual situação econômica do país, os administradores não têm enfrentado dificuldades para ocupar seus espaços e exercer suas atividades”, completou.

Secom CMJP