CMJP emite nota de pesar em homenagem a Pinto do Acordeon

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) decreta luto oficial por três dias e externa seu mais profundo pesar pela morte do cantor e compositor paraibano Pinto do Acordeon. Ele faleceu aos 72 anos, na madrugada desta terça-feira (21), em São Paulo, devido a complicações causadas por um câncer e diabetes.

Os vereadores e vereadoras da Capital se irmanam ao sentimento da cultura paraibana enlutada pela partida do artista, que tanto representou as raízes nordestinas na sua arte.

Os parlamentares da Casa Napoleão Laureano também prestam solidariedade aos familiares, amigos e admiradores de Pinto do Acordeon, rogando a Deus que possa confortar seus corações neste momento de dor.

Além de cantor e compositor, Francisco Ferreira de Lima, conhecido como Pinto do Acordeon, foi vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 e 1996. Natural de Conceição, foi na música que o paraibano teve reconhecimento nacional trabalhando ao lado de Luiz Gonzaga e compondo canções para Elba Ramalho, Genival Lacerda, Dominguinhos, Fagner, Os 3 do Nordeste e Trio Nordestino.

Em 2008, foi para o Festival de Montreux, Suíça, no qual se apresentou junto com outros artistas brasileiros, entre os quais Gilberto Gil, Elba Ramalho, Milton Nascimento, Chico César, Flávio José, Aleijadinho de Pombal, e Trio Tamanduá.

Em 2019, as Obras de Pinto do Acordeon se tornam Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba. No mesmo ano, ele recebeu o título de ‘Mestre das Artes Canhoto da Paraíba’ e teve seu nome registrado no ‘Livro Mestres das Artes’, honraria estadual que leva o nome do músico Francisco Soares de Araújo, o Canhoto da Paraíba, em reconhecimento aos artistas que contribuem por mais de 20 anos com as atividades culturais do Estado.

Homenagem

O artista já tinha uma homenagem da Casa aprovada, o Título de Cidadão Pessoense, de autoria do vereador Bruno Farias (Cidadania), previsto para ser entregue este ano. Além disso, a CMJP aprovou um Projeto de Lei (PL) do vereador Marcos Vinícius (PL) que institui no município o ano de 2021 como o “Ano Pinto do Acordeon”.

Rádio Câmara

A Rádio Câmara 88.7 FM está homenageando Pinto do Acordeon com músicas do artista em sua programação durante toda esta terça-feira (21).

Secom CMJP