Competição com motocicletas reúne profissionais da segurança pública em João Pessoa

Coragem, velocidade, técnica e muita habilidade. Esses são apenas alguns dos elementos que farão parte da primeira competição de motocicletas ‘Águia Piloto’, realizada pelo Batalhão Especializado em Policiamento com Motocicletas (BEPMotos), da Polícia Militar, neste sábado (30), em João Pessoa, a partir das 8h, no estacionamento do Estádio Almeidão, no Bairro do Cristo.

Trinta e três pilotos e onze equipes da área de segurança pública da Paraíba farão parte da atividade, que tem por objetivo estimular a competitividade técnico-profissional dos participantes e a integração entre corporações.

O ‘Águia Piloto’ será composto por duas provas. Na primeira, de destreza e velocidade, os pilotos passarão por seis pistas consecutivas, nas quais será avaliada a capacidade de pilotagem através da relação entre tempo e faltas cometidas. Todos os competidores passarão por essa prova. Já na segunda, na prova de equilíbrio dinâmico, apenas os seis melhores da etapa anterior poderão competir, e os pilotos conhecerão a prova apenas na hora. Os melhores colocados receberão premiação.

“O objetivo maior é de congraçar as unidades das forças de segurança que praticam e trabalham com motociclismo, e que com isso salvam vidas cotidianamente. ‘Águia Piloto’ será também um momento em que a população poderá conhecer mais de perto as habilidades dos homens e mulheres que andam sobre duas rodas”, explicou o major-PM Luiz Antônio, comandante do BEPMotos.

O Batalhão Especializado em Policiamento com Motocicletas (BEPMotos) foi inaugurado no último mês de agosto, na Avenida Epitácio Pessoa, na capital. Seu principal objetivo é o de combate aos crimes patrimoniais, além da prevenção dos delitos nos principais corredores da Região Metropolitana de João Pessoa.

Em pouco mais de 30 dias após inaugurado, o policiamento sobre duas rodas já havia retirado 13 armas de fogo de circulação das ruas, prendido 49 suspeitos e capturado 11 fugitivos da Justiça. No último dia 19 de novembro, para fortalecer as ações de segurança na cidade de Campina Grande, foi inaugurada a 2ª Companhia do BEPMotos.

O símbolo que representa o BEPMotos é a águia: o animal é frequentemente associado com a coragem, força e imponência. A águia também é conhecida por ter um longo alcance em seu raio de visão. Os policiais do Batalhão também são conhecidos por águias.

Diário da Paraíba com Secom-PB

Contato com a Redação: [email protected]