“Estaremos sediando esse encontro e é um trabalho que nos traz alegria, pois sinaliza uma volta a normalidade de nossas vidas. Da mesma forma daremos a oportunidade de apresentação para os nossos artistas em diversas áreas e receber artistas nacionais e internacionais para que isso seja uma atração para o público e também oportunidade de intercâmbio entre estes artistas. Queremos apoiar e desenvolver estes talentos”, afirmou o prefeito, que esteve acompanhado da primeira-dama, Lauremília Lucena.
João Pessoa possui o selo Unesco de Cidade Criativa no Artesanato e Cultura Popular. Outras 11 cidades brasileiras contam com o selo em diferentes áreas de enfoque. De acordo com o diretor presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, o Festival renova e reforça este selo e a importância da cidade neste cenário.
“A cultura e a arte além de entreter trazrem o elemento econômico e de desenvolvimento. Este festival pretende revelar talentos, estimular a criatividade, divulgar a cidade e promover a cooperação e o intercâmbio entre as cidades criativas”, destacou o diretor.
A programação completa, que será divulgada em breve pela Prefeitura, vai contar com apresentações nas áreas de música, teatro, dança, festejos populares, literatura, cinema e artes visuais. As performances deverão acontecer no Centro Histórico, Lagoa, Praia e no Centro Cultural de Mangabeira.
Outras atividades serão as oficinas, seminários e intervenções urbanas. Entre os cursos já divulgados estão o de artes circenses, em picadeiros que serão montados em bairros para atender 500 crianças da Rede Municipal, e o de produção de games, que vai atender 400 meninos e meninas.
O secretário executivo do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, João Bosco Ferraz, afirmou que o festival rejuvenesce e remodela este selo. “Vamos mostrar para o Brasil a importância que damos às áreas de enfoque e talvez ser criativa em outras áreas”, afirmou.
O lançamento do Festival já trouxe uma pequena amostra do que está por vir, com a apresentação da cantora Grazi Vilanueva e de Igor Wendel nos teclados. O circo também foi destaque com a participação das companhias Montagem, do projeto Educa, e Disney.
Estiveram presentes os vereadores Guga, Marcos Bandeira e Odon Bezerra, além do gerente de Políticas Públicas do Sebrae-PB, Luciano Holanda, e da coordenadora do Programa de Artesanato Paraibano, Marielza Rodriguez.
Secom-JP