Cultura popular e música eletrônica marcam ‘Som nas Pedras’ em Monteiro

Localizada aproximadamente a 15 quilômetros da cidade de Monteiro, no Sertão paraibano, a Laje das Moças foi palco da sexta etapa do ‘Circuito Som nas Pedras’, no último sábado (19). Com música clássica, cultura popular e as batidas da música eletrônica, o evento movimentou a zona rural do município.

Abrindo a programação, a Banda Sinfônica Zabé da Loca apresentou um repertório que foi da música clássica a canções do imaginário nordestino. A banda é formada por aproximadamente 30 estudantes da rede estadual de ensino, integrantes do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima), da cidade de Monteiro.

Além de proporcionar aos visitantes uma paisagem única do Cariri paraibano no topo do lajedo, o circuito também encantou os moradores da região. Agricultor da zona rural do município, seu José Eufrásio, de 78 anos, conta que foi a primeira vez que viu uma atividade desse tipo.

“Eu nasci e me criei aqui, meu pai trabalhava aqui nessa pedra e minha mãe vinha pra lavar roupa, e eu nunca vi um negócio desses. É da gente ficar arrepiado com uma coisa dessa”, comemorou.

A noite também contou com a participação do saxofonista Bibi Sax, da Orquestra Sanfônica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Grupo de Dança Black Art. A apresentação da Mazurca de Monteiro foi um dos pontos altos do evento. Formado por trabalhadores rurais da região, o grupo apresentou o coco de roda, dançado em formato circular, embalados ao som do pandeiro, do ganzá e da condução do mestre João de Amélia.

Encerrando a programação, o projeto Groove da Gota misturou elementos da música local com as batidas da música eletrônica. Formado pelos DJs SubZero e Topz S.A., o projeto mesclou a musicalidade de expressões como Zabé da Loca com as batidas da música eletrônica, contagiando o público presente. A noite terminou com muito forró pé de serra no Bar da Laje das Moças, reunindo visitantes e moradores locais.

Próximas cidades

Após passar pelas cidades de Juru, Matureia, Teixeira, Princesa Isabel, Congo e Monteiro, o circuito realizará as próximas etapas nas cidades de Cabaceiras (Lajedo Samambaia – 26 de outubro), Serra Grande (Lajedo do Breu – 9 de novembro), Queimadas (Pedra do Vento – 16 de novembro) e Boqueirão (Lajedo do Marinho – 23 de novembro).

O ‘Circuito Som nas Pedras’ é uma realização das prefeituras e conta com a parceria do governo paraibano, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado da Comunicação Institucional (Secom), Secretaria de Estado da Administração (Sead), Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), por meio da Rádio Tabajara e do Jornal A União, e o Sebrae.

Diário da Paraíba com Secom-PB

Contato com a Redação:

[email protected]