Defensoria Pública tem 50 defensores a menos e orçamento congelado há cinco anos na Paraíba

O defensor público Gerado Rabello participou na manhã da  quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), da  audiência pública para debater o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA 2020), de autoria do governo do estado, assim como o Plano  Plurianual (PPA) para os próximos quatro anos. Ao representar o defensor público-geral Ricardo Barros, que participava de evento no Rio de Janeiro, Gerardo também ressaltou o déficit de 50 defensores públicos no quadro e as dificuldades da instituição, que sofre com o congelamento do orçamento há cinco anos.

“Nós somos o primo pobre dos ‘poderes’. O nosso orçamento apareceu no telão e eu fiquei com aquela sensação de que a gente ainda tem muito a caminhar para ser visto pelos governos e pelos senhores parlamentares com mais sentimento, porque nós damos suprimento às necessidades reais e básicas da população”, disse Gerardo, depois de cumprimentar a Mesa comandada pelo deputado Wilson Filho (PTB), presidente da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária.

O defensor público lembrou que o orçamento da DPE-PB está congelado desde 2014 e, para tornar o problema ainda maior, os valores aprovados não vinham sendo repassados integralmente. “Queremos, inclusive, agradecer o ajuste que foi feito pelo governador João Azevedo (PSB), que entendeu a situação e retomou o repasse integral do duodécimo, mas preciso ressaltar que ainda é muito pouco e que é preciso fazer mais pela instituição. Nós temos o entendimento de que há de se encontrar um caminho para que seja feita a reparação que a instituição precisa e que  sobrevive pela vontade maior de se cumprir aquilo que foi determinado  pela Constituição”, ressaltou.

Além da presença de deputados estaduais, secretários de estado e representantes de poderes e instituições, como o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a audiência pública contou com a presença da  vice-presidente da  Associação Paraibana dos Defensores Públicos (APDP), Carmecy Rodrigues.

Diário da Paraíba com Assim-DPE-PB

Contato com a Redação: [email protected]