Ícone do site Diário da Paraíba

Defesa Civil intensifica monitoramento nas áreas de risco, mas não registra ocorrências graves

Em virtude das chuvas registradas nas últimas horas em João Pessoa, que ultrapassaram a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) intensificou o monitoramento nas áreas de risco, com atenção especial às comunidades ribeirinhas e barreiras.

De acordo com o Inmet, a Capital está em alerta amarelo, com previsão de chuvas entre 30 mm a 60 mm/h (milímetros/hora) ou até 50 mm/dia, baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O alerta é válido até as 10h da sexta-feira (9), no entanto, até as 8h, a cidade já registrou mais de 100 mm de chuva em algumas áreas.

“O monitoramento dos rios e barreiras, especialmente, tem sido feito periodicamente, através das visitas in loco. Em relação aos pontos críticos, podemos enumerar com precisão o São José, o Alto do Mateus, o Róger – Comunidade Terra do Nunca – e as comunidades ribeirinhas do Complexo Beira Rio, sem esquecer do Km 19, da BR 230”, enumerou o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves.

Ele ressaltou que, apesar do índice pluviométrico em algumas áreas, a Compdec-JP não registrou ocorrências graves. “O Sistema Municipal de Defesa Civil vem realizando um trabalho preventivo para oferecer bem-estar às pessoas – especialmente as que moram em áreas de risco –, de modo que os transtornos sejam os mínimos possíveis e a integridade das pessoas seja preservada”, afirmou Kelson Chaves.

O coordenador da Defesa Civil reforçou que algumas medidas de segurança devem ser adotadas em caso de chuvas fortes, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer de sinal de anormalidade e informar a Defesa Civil pelo WhatsApp 9.8831-6885, que funciona 24 horas.

Operação Inverno – Desde de fevereiro a Prefeitura de João Pessoa vem realizando a ‘Operação Inverno’, que consiste em uma série de ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias pluviais, limpeza e desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). Além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até 1.000 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Precipitação nas últimas 24h (até as 8h)

Tambauzinho: 101,4 mm
Manaíra: 90,8 mm
Centro: 90 mm
Cuiá: 87 mm
Cristo: 82,4 mm
Grotão: 74,4 mm

Fonte: Cemaden

Sair da versão mobile