Ícone do site Diário da Paraíba

Dia do compositor brasileiro é comemorado com live de Totonho pela Funesc

Celebrado anualmente em 7 de outubro, o Dia do Compositor Brasileiro será lembrado com uma live-show do músico paraibano Totonho. A iniciativa é do governo do Estado por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba. A transmissão acontece a partir das 20h, no canal da TV Funesc, no Youtube.

O músico vem sendo referência da música alternativa brasileira desde 2001, quando lançado pela Gravadora Trama. É um cantor e compositor natural de Monteiro (no Cariri da Paraíba), cidade conhecida como terra dos repentistas, universo que dá forma à dinâmica sensorial proposta pela estética de sua música. Já lançou quatro trabalhos autorais: ‘Totonho & Os Cabras’, ‘Sabotador de satélites’, ‘Coco ostentação’ e, recentemente, ‘Samba Luzia Gorda’, pela YB Music.

“Samba Luzia Gorda é samba mais terreiro com quinteto de cordas, é macumba cubana, Allegro ma non tropo, melancólico quase de mentirinha, urgindo política pelo escape da poética, vão paradoxo, gritando que poética é ato político sempre e cada mais vez”, diz o texto de apresentação, assinado por Carlos Dowling.

Dono de um estilo próprio de compor, que segundo ele o faz como se fosse um repente. A partir de um tema, e o som que a palavra desperta nele. Só veio gravar o primeiro CD aos 35 anos de idade. Antes disso, atuava em ONGs ligadas aos Direitos Humanos no Rio de janeiro (RJ). Uma organização de prevenção e combate ao assassinato de crianças e jovens moradores de rua.

Dia do Compositor

A data foi criada em 1948 pelo cantor e compositor Herivelto Martins, que também foi fundador da União Brasileira dos Compositores (UBC) na década de 40. Em 1983, o deputado Cunha Bueno apresentou o projeto de Lei 581/83, com o objetivo de oficializar o 7 de outubro de Herivelto como “o Dia do Compositor, a ser celebrado em todo o território nacional”. De acordo com o documento, o dia foi festejado até 1980 apenas no Rio de Janeiro e, no ano seguinte, passou a ser celebrado também em São Paulo. A proposta do projeto era a de elevar essa comemoração a todo o país.

         Serviço

Diário da Paraíba com Funesc

Sair da versão mobile