Dia do Contador é celebrado na Câmara Municipal de João Pessoa

O Dia do Contador, comemorado em 22 de setembro, foi lembrado em sessão especial realizada nesta terça-feira (24), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Atualmente, existem mais de 6 mil profissionais de contabilidade em atividade no estado, cadastrados no Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC-PB), e cerca de 741 empresas que atuam nesse ramo.

A sessão foi proposta pela vereadora Raíssa Lacerda (PSD) e contou com a presença do vereador Marcos Henriques (PT); da presidenta do CRC-PB, Vilma Pereira; da representante da Associação dos Profissionais Estudantes de Contabilidade da Paraíba (Aspecont), Lígia Regina; do presidente do Sindicato dos Contabilistas da Paraíba (Sincontabil), Laércio Braga; do representante do Conselho Federal de Contabilidade, Garibaldi Dantas Filho; do presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Paraíba, Albeci Daniel; além de vários contadores.

Na tribuna, a vereadora Raíssa Lacerda comentou que “em todas as relações sociais, entre pessoas físicas ou jurídicas, empresas e entidades em geral, que envolvem fatos suscetíveis de valoração, estará presente a contabilidade, sendo os contadores os elementos ativos do processo de registro, análise e controle patrimonial”. Na ocasião, a parlamentar parabenizou todos que exercem a profissão e argumentou que os contadores são indispensáveis à transformação e modernização das administrações pública e privada.

O vereador Marcos Henriques lembrou que é contador de formação, apesar de não exercer a atividade. O parlamentar destacou, ainda, a importância da atuação dos conselhos na defesa dos direitos da categoria.

Sindicalistas falam da importância e responsabilidade da profissão

A presidenta do CRC-PB, Vilma Pereira, destacou que uma pessoa física ou jurídica pode ser acompanhada por um contador. Conforme explicou, o profissional de contabilidade “tem o conhecimento da legislação vigente, bem como o controle tributário de uma empresa, e se utiliza de demonstrativos e relatórios para ajudar no planejamento e administração do empreendimento”.

Vilma destacou que exerce a profissão há 15 anos e iniciou sua carreira no Porto de Recife, na área administrativa. “Tenho muito orgulho de ser contadora. A luta da categoria é muito grande para conquistar seu espaço no mercado de trabalho, graças a perseverança e dedicação dos profissionais”, ressaltou a dirigente.

O presidente do Sincontabil, Laércio Braga, parabenizou a vereadora Raíssa pela iniciativa da sessão. Na oportunidade, o sindicalista anunciou que, no próximo mês, a entidade estará inaugurando sua nova sede na avenida Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra), para atender todos os associados.

Para o representante do Conselho Federal de Contabilidade, Garibaldi Dantas, o contador desenvolve um trabalho sério e, muitas vezes, complexo, abdica da família e de sua vida para prestar serviços a uma empresa. “São doutores dos patrimônios das empresas”, destacou.

Já o sindicalista Albeci Daniel informou que, atualmente, existem 6.142 contadores em atividade na Paraíba e 741 empresas de contabilidade desempenhando suas funções. “Uma das mais essenciais profissões para a vida comercial do nosso país”, observou. A representante da Aspecont, Lígia Regina, falou do trabalho da associação, que orienta os estudantes que saem das universidades e cursos técnicos.

Durante a sessão, o Coral Antônio Leite de Figueiredo, da CMJP, regido pela maestrina Socorro Estrela e que conta com a participação do preparador vocal Paulo Brasil, cantou a música “Paraíba Jóia Rara”, de composição de Tom Oliveira.

Secom CMJP