Dia Nacional do Sanfoneiro é comemorado com lançamento da 2ª Edição do Festival Forró na Rede

No primeiro ano em que será celebrado o Dia Nacional do Sanfoneiro, a Associação Cultural Balaio Nordeste e o Fórum Nacional do Forró de Raiz promoverão shows especiais nesta quarta-feira (26), às 20h, no canal do Festival no YouTube, com Glória Gadelha e a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que irão homenagear Sivuca e todos os sanfoneiros.

Na ocasião, será realizado o lançamento da segunda edição do Festival São João na Rede, um festival em que só na Paraíba terá mais de 60 atrações, do Litoral ao Sertão do estado.

A Orquestra surgiu da necessidade de inovação no cenário musical e hoje difunde a cultura nordestina e particularmente a paraibana por onde passa. Com arranjos próprios e produção musical do maestro Lucílio e de alguns músicos participantes, a Orquestra vem se firmando como um dos produtos culturais mais genuínos e expressivos da música nordestina.

A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste propõe uma noite mágica, levando ao público um concerto onde serão interpretadas canções de grandes nomes da música nordestina, levando a cultura nordestina através da música, valorizando, resgatando valores e homenageando grandes nomes da Sanfona e do Forró.
A edição paraibana este ano, tem parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Funjope.

Artistas – Entre tantos artistas que tocam a sanfona, destaque para a cantora Lucy Alves e Carol Benigno . A influência delas não poderia vir, se não, por meio do forró e da família. Lucy Alves, multi-instrumentista, nutre uma relação com os instrumentos musicais desde criança, quando por volta dos 4 anos começou a participar da Orquestra Infantil da Paraíba.

Na Paraíba, Carol Benigno é uma das integrantes do trio de forró pé de serra Maria Sem Vergonha. Natural de Natal, no Rio Grande de Norte, é na infância que a história com a sanfona começa. Claro, nas festas de São João. Ela já ocou com Chico César, Trio Nordestino – no centenário de Luiz Gonzaga, e com o grande Dominguinhos.

O dia 26 de maio foi instituído como o Dia Nacional do Sanfoneiro em abril deste ano e a data foi escolhida por ser o dia do nascimento do músico paraibano, Severino Dias de Oliveira, o Sivuca. O músico é natural da cidade de Itabaiana, no Brejo da Paraíba

Além de compositor e arranjador, Sivuca é um mestre da sanfona, instrumento do qual é um dos principais divulgadores na música nacional e internacional.

Diário da Paraíba com PB Agora