Diversos profissionais apoiam o movimento nas redes sociais pelo Setembro Amarelo; “Você não está sozinho!”

O dia 10 de setembro, está se aproximando, e é marcado como o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio. E a campanha do Setembro Amarelo veio como uma forma de conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio, e agora esse tema se tornou tão relevante. Nesse momento tão conturbado e cheio de incertezas que estamos enfrentando, causado pela pandemia de Covid-19, o isolamento social para muitas pessoas tem causado o sentimento de ansiedade, estresse, insônia, medo, solidão ou tristeza.

No entanto, esses sentimentos de negatividade podem desenvolver um gatilho para depressão ou algum transtorno mental, vindo até a contribuir com pensamentos suicidas. A partir deste momento, os familiares e os amigos devem estar atentos a esses sinais de mudanças de comportamento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que a cada nove em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas.

Com isso, profissionais de diferentes áreas profissionais apoiam a realização da campanha do Setembro Amarelo movimentado nas redes sociais, afim de conscientizar e alertar as pessoas sobre esse tema tão delicado que é o suicídio, usando a frase: “Você não está sozinho !”.

A ação foi criada pelo publicitário Bergue Ross, com o intuito de envolver as mais diversas esferas sociais, através de um importante movimento coletivo com a promoção da saúde mental para aqueles que precisam e sintam que estão sendo sintam acolhidos, mesmo hoje nos encontramos distantes uns dos outros, essa foi uma forma encontrada de aproximar as pessoas.

O instituto é a prevenção e diminuição destes números com esse movimento virtual do Setembro Amarelo. Para isso, estes profissionais estão disponibilizando apoio dentro dos seus canais digitais.

Luana Santos com Diário da Paraíba