De acordo com o levantamento feito pelo Polêmica Paraíba, a maioria das cidades já tem nome certo para entrar na disputa e tentar vencer a atual gestão.
Conheça os possíveis pré-candidatos:
João Pessoa – Ruy Carneiro
O deputado federal Ruy Carneiro que decidiu por sua permanência no Podemos mira a disputa pela PMJP e tem o apoio do partido. A deputado Renata Abreu afirmou que Ruy Carneiro será o principal pré-candidato a prefeito nas eleições do próximo ano do Podemos e que o considera como uma das lideranças mais preparadas e qualificadas do partido, frisando que ele está pronto para assumir o comando da Prefeitura de João Pessoa.
Bayeux – Jefferson Kita
Vereador por 02 mandatos, ex-presidente da câmara e ex-prefeito interino de Bayeux. Jefferson Kita, que recentemente se filiou à agremiação do presidente Lula, confirmou entendimento com a executiva para disputar a majoritária na terra dos caranguejos – Bayeux.
Kita disse que entende que preenche os requisitos para encabeçar a chapa, sobretudo por já ter presidido interinamente o município e conquistado um saldo positivo, à época.
Conde – Marcia Lucena
No Conde, a bola da vez seria a ex-prefeita Márcia Lucena, que geriu a cidade de 2016 a 2020. Recentemente,ela foi nomeada para o cargo de Coordenadora-Geral de Educação em Direitos Humanos e Mídias Digitais, da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos.
Cabedelo – Ricardo Barbosa
Ex-deputado estadual e suplente de deputado federal Ricardo Barbosa, presidente da Companhia Docas da Paraíba, que administra o Porto de Cabedelo. Ricardo Barbosa (PSB), recebeu neste sábado o apoio do PT do município. Nas redes sociais, Barbosa disse que participou do seu primeiro compromisso de pré-campanha no bairro do Renascer.
Lucena – Marcelo Monteiro
Considerado o arqui-rival do atual prefeito, o possível candidato já tem nome e gestão conhecidos pelos moradores de Lucena, pois Marcelo foi prefeito do município, eleito em 2016 com 3.765 votos, 40,30% dos votos válidos. Na eleição de 2020, o ex-prefeito Marcelo Monteiro indicou seu sobrinho Alex Monteiro para concorrer como prefeito de Lucena, mas a disputa foi um baque, pois Alex liderava nas pesquisas e foi surpreendido nas urnas pela vitória de Léo Bandeira.
Rio Tinto – Thiago Paiva
As articulações visando as eleições municipais de 2024 já estão a todo o vapor na cidade de Rio Tinto e a novidade é de que Thiago Paiva, marido da deputada estadual Danielle do Vale, que foi majoritária no município, estaria sendo cotado para a disputa pela prefeitura.
De acordo com informações de bastidores, Thiago, que é Subgerente de Desenvolvimento e Formação de Profissionais da Secretaria de Educação do Estado, é o nome que está sendo defendido pela oposição na cidade, contra a sucessão da prefeita Magda Gerbasi.
Ainda conforme as informações, Thiago entra como um nome forte e que deve fazer muito barulho caso tenha sua candidatura confirmada em Rio Tinto.
Santa Rita – Pedrito Gomes
Pedrito é ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo; é uma das principais lideranças políticas de oposição de Santa Rita, onde obteve uma expressiva votação nas eleições de 2022 como candidato a deputado estadual pelo União Brasil. Ele foi vereador e prefeito de Cruz do Espírito Santo.
Em Pitimbu, o ex-prefeito Léo Barbalho é o líder da oposição na cidade, ao lado de Murilo Galdino e Branco Mendes, ele tenta emplacar a força da oposição. Já em Cruz do Espírito Santo, o candidato da oposição deve ser Marlyson Costa, para Pedras de Fogo,Dedé Romão, Dedé foi prefeito da cidade de Pedras de Fogo por duas vezes, de 2013 a 2020, o ex-prefeito é Coordenador Regional de Gestão da Paraíba. Para Alhandra o nome mais cotado é o do ex-prefeita da cidade Renato Mendes.
Polêmica Paraiba