Em menos de cinco dias, a Paraíba troca de governador pela segunda vez

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, assumiu no final da tarde desta quarta-feira (20) o governo do estado da Paraíba, cargo que conduzirá até a próxima segunda-feira (25).

A transmissão de cargo ocorreu no Salão Nobre do Palácio da Redenção, no Centro de João Pessoa, ocasião em que, como governador, Márcio Murilo declarou que zelará para que a instituição funcione normalmente na ausência do gestor do Executivo, sem planos de gestão ou de enfrentar situações diferenciadas.

O agora chefe em exercício do Poder Executivo afirmou que o fato não significava o ápice de sua carreira, mas, uma situação constitucional a ser cumprida. A posse de Márcio Murilo cumpre uma linha sucessória constitucional, já que o governador João Azevêdo (PSB) está em viagem pela Europa, integrando a comitiva do Consórcio Nordeste; a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) cumprirá agenda de seu partido no Rio de Janeiro; e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (PSB), também está em viagem, sendo dever do presidente do TJPB governar a Paraíba no período.

Márcio Murilo expôs, ainda, que o desafio a ser encarado nos próximos dias é se afastar do julgamento de processos. “Ser presidente do Tribunal não é uma situação muito cômoda para quem foi formado há mais de 30 anos para ser julgador. Agora, nestes poucos dias como gestor temporário do estado da Paraíba, o desafio é ter a paciência para estar afastado do que eu gosto, do que amo fazer, que é julgar processos”, afirmou.

Durante a cerimônia de transferência do cargo, a então governadora em exercício lembrou que, ao assumir o cargo, na ausência do governador João Azevêdo, o governo continuou o mesmo, havendo no entanto um fator simbólico: a chegada de uma mulher ao cargo de governadora da Paraíba.

Ao transmitir o cargo para o presidente do TJPB, Lígia Feliciano afirmou, ainda, que a governança do estado é feita pelos três poderes: o Executivo, na figura do governador; o Legislativo, representado pelo deputado Adriano Galdino, que também está em viagem; e o Judiciário, que, legitimamente, assume o comando do estado, na pessoa de Márcio Murilo da Cunha Ramos.

“Essa passagem demonstra que há total harmonia entre os poderes e respeito à instituição da Justiça na nossa Paraíba”, concluiu.

Diário da Paraíba com Gecom-TJPB

Contato com a Redação: [email protected]