Em sessão solene, alunos são homenageados por participação em Olimpíadas do Conhecimento

No auditório do Centro de Convenções de João Pessoa, a vereadora Eliza Virgínia (PP) entregou, na tarde desta quarta-feira (9), o Diploma Estudante Destaque José Lins do Rêgo, aos alunos premiados com medalhas e outras honrarias, em Olimpíadas do Conhecimento em âmbito municipal, estadual, nacional e até internacional.

Cerca de 600 diplomas foram entregues durante sessão solene que contou também com a presença de professores, dirigentes de unidades educacionais, além de representação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec). O evento já está na sua 7ª Edição. Esses estudantes participaram de competições em várias áreas da educação, como Matemática, Robótica e Português.

Na abertura dos trabalhos, a vereadora Eliza Virgínia destacou, inicialmente, que o momento era um dos mais importantes do seu mandato parlamentar. Ela lembrou dos primeiros eventos, quando 73 alunos eram homenageados, solenidades que aconteceram no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e, depois, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes. A parlamentar deixou claro que um trabalho como esse não tem bandeira política. “Aqui não tem partido, não tem direita nem esquerda. Aqui tem educação e reconhecimento”, afirmou.

Na ocasião, Eliza recomendou aos alunos que estudassem e falou da importância dos pais na vida dos filhos. “Vocês [alunos] estão aqui hoje demonstrando que vale a pena estudar. Dedicar um pouquinho do tempo de vocês para isso. Esse sim é o caminho para o futuro. O aluno, na sala de aula, está para aprender conhecimento científico e aqui está a prova. A família é a base de tudo e os alunos têm que honrar seus pais”, ressaltou.

Além de Eliza, várias autoridades compuseram a mesa da solenidade. Dentre elas, a assistente social Valdilene Cruz, representando a secretária municipal de Educação, Edilma Ferreira. “Parabenizo todos os alunos que estão recebendo esse reconhecimento. E a vereadora por essa inciativa. Continuem, assim, estudando e vencendo, pois o caminho é esse”, enfatizou Valdilene. O sargento da Marinha Fidelis também fez parte da mesa e orientou os alunos a valorizarem seus professores. O professor é o único meio de a gente ser alguém na vida”, disse.

Estudantes destacam premiações e elogiam reconhecimento da Câmara

Alunos de 11 escolas públicas municipais e 10 particulares não escondiam a alegria e satisfação de participarem da sessão solene. Um deles foi o estudante Augusto Nunes, de um colégio particular, que foi premiado com as medalhas de bronze e prata nas Olimpíadas Brasileira de Matemática e de Campina Grande, respectivamente. Ele destacou que o reconhecimento da sociedade estimula, ainda mais, sua participação em competições do conhecimento.

O estudante Daniel Pereira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Aruanda, foi premiado com a Medalha de Bronze e a Menção Honrosa na Olimpíada Canguru (2018/2019) de Matemática e Menção Honrosa na Olimpíada de Educação Financeira. Daniel ressaltou que as Olimpíadas são fundamentais porque testam o nível de conhecimento dos alunos e incentivam outros estudantes a participarem das disputas.

Já o professor de Matemática da Escola Aruanda, Carlos Henrique Morais, comentou que, com a participação nas Olimpíadas, os alunos amadurecem o interesse de seguir profissões correlacionadas com as áreas em que estão competindo. “São competições que caçam talentos e revelam grandes profissionais”, observou Morais. O professor destacou que nove alunos da sua escola ganharam medalhas nas últimas competições. Ele também considerou que a iniciativa da vereadora Eliza é um outro passo importante para valorizar as escolas, os professores e seus alunos.

Paulo de Pádua