Emlur faz ação de educação ambiental com frequentadores das praias

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou uma ação de educação ambiental com os frequentadores das praias de Tambaú e Cabo Branco, nesse sábado (15). Mais de 40 agentes trabalharam no processo educativo, abordando banhistas, vendedores ambulantes, comerciantes e trabalhadores de bares, restaurantes e quiosques da orla sobre o correto descarte de resíduos.

Conforme a engenheira ambiental da Emlur, Giovana Formiga, o trabalho foi de conscientização. “Orientamos as pessoas que consumirem produtos na praia a descartar os resíduos nas lixeiras, papeleiras ou nos contentores dispostos ao longo da orla para evitar danos ao meio ambiente”, disse.

A professora Lucineide Vicente conta que está fazendo tudo correto. Moradora da cidade de Água Branca, ela estava em um grupo de cinco pessoas e levou lanches para as crianças. “Quando todo mundo comer, vamos jogar as embalagens no lixo. Não vai ficar nada na areia não”, destacou.

Já Antônia Caetano, de Rondônia, destacou a limpeza da praia de Cabo Branco. “Tudo me parece limpo e belo. A gente sabe que nem todas as pessoas são educadas e cuidam do meio ambiente. Por isso, é importante mesmo fazer essa ação educativa com os banhistas”.

Durval Xavier aluga cadeiras de praia e guarda-sol na praia de Cabo Branco, há 12 anos. Segundo ele, o trabalho começa cedo, às 6h e se estende até as 17h. “Quando eu termino tudo, a gente limpa, cata os resíduos que algumas pessoas deixam e joga no contentor”.

Diariamente, os agentes de limpeza da Emlur fazem a catação da faixa de areia, varrição da calçadinha e ciclofaixa e coleta dos resíduos domiciliares. Ainda são utilizadas duas varredeiras para fazer a limpeza da ciclofaixa e duas saneadoras na faixa de areia.

Os caminhões compactadores passam quatro vezes ao dia nas vias à beira-mar para recolher os resíduos da catação e varrição armazenados nos contentores dispostos ao longo da orla, considerando o fluxo dos bares, restaurantes e quiosques. Nas ocasiões, igualmente são coletados os resíduos domiciliares. Os horários são: 1h, 5h, 13h e 21h.

 Secom-JP