Essa é a primeira vez na história que a Espanha conquista o título da competição pela primeira vez na história. A equipe ibérica alcança o feito na terceira Copa.
A Espanha acabou superando a crise e boicote de jogadoras para ganhar o Mundial. Pelo menos, 12 atletas se recusaram a servir à seleção por conta da permanência do técnico Jorge Vilda.
A Espanha estreou em Copas femininas apenas em 2015, no Canadá. Naquela ocasião caiu no mesmo grupo do Brasil e terminou em último lugar na chave, atrás também da Coreia do Sul e da Costa Rica. Em 2019, na França, conseguiu avançar às oitavas, onde parou nos Estados Unidos, que acabaram vencendo a competição.
Com o título deste domingo, a seleção espanhola entrou para o seleto grupo de campeãs mundiais no futebol feminino, encabeçado pelos Estados Unidos (quatro títulos) e que ainda tem Alemanha (dois), Japão e Noruega (um cada). Além disso, a Espanha se igualou aos germânicos, únicos, até então, a levantarem a taça da Copa do Mundo entre homens e mulheres.
Agência Brasil