‘Esse é o período crítico’, diz secretário sobre Covid-19 e pede que população fique em casa

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, comentou em entrevista ao programa Paraíba Verdade da Arapuan FM, nesta segunda-feira (06), que este é o período crítico em relação às contaminações pelo Covid-19 e pediu que a população continue em casa.

“A secretaria e saúde passa a mensagem a todos os paraibanos que para que fiquem em casa. Esse é o período crítico, não podemos deixar de entender que a forma de ter poucos casos na Paraíba, e estamos tendo, em relação a outros estados e termos menos mortes é com as pessoas ficando em casa, evitando aglomerações e denunciando a polícia as aglomerações como bebedeiras”, disse.

De acordo com Medeiros, a partir desse mês, o que é uma previsão e não certeza, pois não há conhecimento em toda a sua plenitude, o comportamento do vírus no Brasil.

“A secretaria estadual de Saúde desenvolveu um trabalho desde 27 de fevereiro para que a Paraíba não fosse surpreendida com uma demanda alta de pacientes e originasse o colapso na rede pública”, disse destacando a edificação do hospital solidário com 130 leitos ao lado do hospital Metropolitano que estará pronto até o fim desta semana; os 24 leitos no Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande, outros 30 no Hospital Pedro I e mais 66 no Hospital de Trauma de Campina Grande.

“Em termos de leitos hospitalares, a Paraíba está pronta para enfrentar esse grande problema de saúde pública e esperamos que a população colabore ficando em casa”, disse.

De acordo com a última atualização da SES, na Paraíba são quatro mortes por Covid-19, 35 casos confirmados e 563 descartados. Ele lembrou que neste período, habitualmente existem muitos casos de gripes H1N1, influenza e arboviroses como dengue e outros, que os sintomas se assemelham ao Covid-19.

Diário da Paraíba com Portal Paraíba