Além de narrar os lances do jogo, que terminou com a vitória do Água Santa por 2 a 1, Cléber Machado também interagiu com os comentaristas e os repórteres, mostrando entrosamento e bom humor. A estreia de Cléber Machado na Record foi um sucesso de audiência e crítica, batendo a Globo no Ibope e gerando repercussão nas redes sociais.
Segundo dados prévios da Kantar Ibope Media, a Record liderou a audiência na Grande São Paulo com 14,9 pontos, contra 10,7 da Globo, 6,0 do SBT e 1,0 da Band. A emissora chegou a atingir picos de 19,5 pontos deixando a Globo com 10,5. O público elogiou a narração de Cléber Machado e sua postura profissional, sem ressentimentos com a antiga casa.
Em entrevista ao colunista Flávio Ricco, o narrador explicou sua saída da Globo após 35 anos: “Perguntei: ‘Vocês não me querem mais ou é questão de orçamento? ‘Não tem nada a ver com você, é orçamento.’ Podemos negociar? ‘Não sei’… Enfim. A surpresa é que, quando se desenhou isso, era uma coisa recente, não foi programado. O burburinho de que alguma coisa iria acontecer, de movimento na empresa que o pessoal fica ressabiado, começou uma semana antes. Aí quando fui conversar me responderam que foi orçamento, que para o profissional é menos pior”.
E completou: “Optaram por terminar o vínculo de funcionário e empregador. Conversa normal, de mais de hora. Eu estou emocionalmente bem, fiquei na boa. Queria sair? Não, queria me aposentar lá, mas estou na boa, tocando a vida, sem crise, sem choro. A vida continua e vamos ver o que se apresenta”. Cléber Machado disse que recebeu o convite da Record com entusiasmo e que está feliz com o novo desafio: “A Record me procurou logo depois que saiu a notícia da minha saída da Globo. Fiquei muito feliz com o interesse e com o projeto que me apresentaram.
É uma oportunidade de fazer algo diferente e de trabalhar com uma equipe competente e animada. Estou muito motivado e espero corresponder às expectativas”. O narrador afirmou que pretende continuar narrando jogos de futebol e outros esportes na Record: “Eu amo o que eu faço e quero continuar fazendo por muito tempo. O futebol é a minha paixão, mas também gosto de outros esportes e tenho experiência em cobrir eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo.
A Record tem os direitos de transmissão de vários eventos esportivos importantes e eu espero poder participar deles”. Cléber Machado também agradeceu o carinho dos fãs e dos colegas de profissão: “Eu recebi muitas mensagens de apoio e de reconhecimento pelo meu trabalho. Isso me emocionou muito e me deu mais força para seguir em frente.
Quero agradecer a todos que me acompanham há tantos anos e que continuam me prestigiando na Record. Também quero agradecer aos meus amigos e colegas de trabalho, tanto da Globo quanto da Record, que sempre me trataram com respeito e admiração”. A estreia de Cléber Machado na Record foi um marco na história da televisão brasileira e mostrou que o narrador ainda tem muito a oferecer ao público apaixonado por esportes.
R7