A secretária de Educação e Cultura do Município, América Castro, ressaltou esse momento ímpar, com muita torcida enquanto esperava pelo resultado.
“Tudo que desejamos é ver nossas crianças em um bom caminho, de um futuro mais promissor, com mais oportunidades do reconhecimento das suas potencialidades. Não foi fácil esta conquista. Eram 3.900 crianças de todo o Brasil buscando uma vaga das 40 ofertadas pela escola de dança do Bolshoi. Das 20 selecionadas na etapa final da Paraíba e que participaram da seleção em Joinville, ficamos com 10 vagas, ou seja, 25% das 40 vagas são dos nossos alunos. Eis o resultado de um trabalho em equipe no qual estão envolvidos os profissionais das unidades escolares, da Sedec – os setores de banda, esportes, dança, pedagógico, administrativo, enfim, sonhamos todos juntos, em busca de conquistas, que, agora, se tornam realidade para essas dez crianças”, frisou.
Foram dois dias de avaliação: na sexta-feira (7), foi realizada a avaliação médico-fisioterápica e, no sábado (8), a avaliação artística. As crianças foram a Joinville acompanhadas de uma equipe da Secretaria de Educação e Cultura do Município (Sedec).
A secretária ainda lembrou ainda os cinco alunos da Capital que foram aprovados na seleção anterior e já estão na escola de dança e que estão em um caminho com mais oportunidade por meio da arte. “Obrigada, prefeito Cícero, por ter essa sensibilidade de cuidar, de oportunizar o direito a dias melhores aos nossos alunos! Muito obrigada a todas as pessoas envolvidas neste projeto verdadeiramente humanitário”, destacou América Castro.
Segundo a coordenadora do grupo de alunos pré-selecionados para o Bolshoi na Sedec-JP, Fernanda Albuquerque, participaram da seleção crianças na faixa etária de 9 a 11 anos. Inicialmente, 1.173 alunos se inscreveram para a primeira fase. Para a segunda foram 604, sendo selecionados 20 para a terceira etapa, em Joinville. O grupo foi formado por 14 meninos e 6 meninas.
“Para nós, o projeto Bolshoi de João Pessoa é um projeto de excelência e a escola do teatro Bolshoi no Brasil reconhece que João Pessoa é um case de sucesso. Nós nos dedicamos a proporcionar que essas crianças possam estudar numa das melhores escolas de dança do Brasil. A única filial fora da Rússia. Tivemos 50% das crianças aprovadas. Isso é fruto de muito trabalho. Estivemos aqui em Joinville por cinco dias e tentamos fazer com que as crianças se divertissem durante os testes. Foram dias felizes e tivemos um excelente resultado”, pontuou Fernanda.
Segue o resultado das crianças aprovadas na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. As vagas são para o ano de 2023.
1-Abrãao Gabriel (Escola Municipal Pedra do Reino)
2- Daynew Rik (Escola Municipal Nazinha Barbosa)
3- David Lucca (Escola Municipal Raimundo Nonato)
4- Geovani Douglas (Escola Municipal Edme Tavares)
5- Gledson Douglas (Escola Municipal Ana Nery)
6- José Edson (Escola Municipal Lions Tambaú)
7- Miguel Augusto (Escola Municipal Joacil de Brito)
8- Nathanael Augusto (Escola Municipal Joacil de Brito)
9- Nicolas Keviny (Escola Municipal Frei Albino)
10- Ryan Pedro (Escola Municipal Almirante Barroso)
Parceria – A parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil foi iniciada em 2003, na então gestão de Cícero Lucena, e foi retomada em 2021, na sua segunda e atual gestão, aprovando, a princípio, cinco crianças que iniciaram os estudos em março de 2022.
Secom JP