Ícone do site Diário da Paraíba

Europa apresenta aceleração na transmissão da Covid-19, e quebra recorde em número de casos diários

Um profissional de saúde realiza um teste finalizado em um local de testes de coronavírus fora dos Serviços Comunitários de Saúde Internacionais no Distrito Internacional de Chinatown durante o surto de doença por coronavírus (COVID-19) em Seattle, Washington, EUA, em 26 de março de 2020. REUTERS / Lindsey Wasson

No mês de setembro, o continente Europeu apresentou uma aceleração nas transmissões do vírus propagador da covid-19. No dia 11 deste mês, a região registrou 54 mil casos confirmados dentro de um período de 24 horas, quebrando um recorde em número de infecções diárias. A Organização Mundial da Saúde (OMS), expressou nesta quinta-feira (17), preocupação com a situação do continente, e sinalizou alerta com relação a intensidade da contaminação na região européia.

De acordo com Hans Kluge, diretor da OMS na Europa, a incidência do vírus no continente durante o mês de setembro foi maior do que no início da pandemia. Com isso, o recomendado é executar as medidas preventivas indicadas pelas autoridades de saúde, como uso de máscaras e álcool em gel, e manter a população em isolamento social durante 14 dias para desacelerar as contaminações.

“É uma situação gravíssima a que está ocorrendo na Europa, onde os novos casos semanais de coronavírus superaram os notificados quando a pandemia se manifestou pela primeira vez em março”, explicou Kluge, “mais da metade dos países europeus registraram aumentos de mais de 10% nas últimas duas semanas. Desses, sete nações tiveram um aumento em mais de duas vezes”, concluiu.

Até o momento, o continente europeu, formado por 53 países, concentra 5 milhões de casos e mais de 227 mil mortes pela covid-19. O número de novos casos diários na região já frequenta o patamar entre 40 mil e 50 mil casos. A primeira vez que a região apresentou um recorde diário em infecções foi em abril, com o registro de 43 mil casos em um único dia.

Letícia Nunes com Diário da Paraíba.

Sair da versão mobile