O ex-presidente e chefe do partido Centro Democrático, Álvaro Uribe teve sua prisão decretada pela Suprema Corte da Colômbia, nesta terça-feira (3). A decisão é considerada histórica e determinou que o senador permaneça em sua fazenda. A informação é da Caracol.
O processo pelo qual o agora senador Uribe Vélez está sendo investigado começou em 2012, quando o ele denunciou o congressista Iván Cepeda por supostamente ter pedido a ex-paramilitares que testemunhassem contra ele em troca de benefícios.
No entanto, em 2018, a Corte arquivou a investigação contra Cepeda e abriu uma investigação ao ex-presidente por suposta compra de testemunhas. Com isso, Álvaro Uribe passou a ser investigado por fraude processual e suborno, e Ivan Cepeda se tornou vítima.
Em sua conta no Twitter, Álvaro Uribe lamentou a decisão da Suprema Corte. “A privação de minha liberdade me causa profunda tristeza por minha senhora, por minha família e pelos colombianos que ainda acreditam que eu fiz algo de bom pela pátria”, disse.
Diário da Paraíba com R7