Os concurseiros de plantão já devem estar de olho na possibilidade de um novo concurso para técnico administrativo e professores em 2022, como anunciado pelo reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Gouveia, na última terça-feira (11). O gestor disse em entrevista à imprensa que, mesmo ainda estando vigente o concurso de 2019 com chamamento de aprovados, a instituição tem a necessidade de programar um novo certame, devido os desligamentos de servidores por aposentadoria e mortes.
“Continuaremos chamando as pessoas que estão na lista do último concurso. Mas para além dessa lista, nós temos diversas funções que demandam servidores. Por isso, temos a necessidade de fazer um novo concurso. Tem que levar em conta que perdemos servidores nossos em razão da pandemia e temos mais de 1000 servidores acima dos 60 anos de idade, próximos de se aposentar”, destacou.
Mesmo sem anunciar a quantidade de vagas e as áreas que serão abertas, o reitor disse que está sendo feito um redimensionamento para saber os dados acerca da necessidade da instituição. A previsão é que só no segundo semestre de 2022 seja publicado o edital do certame.
Desde 2019, já ocorreram 408 nomeações de servidores aprovados no concurso. A mais recente foi no último mês de fevereiro, quando foram empossados 19 técnicos administrativos. As nomeações dependem da publicação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021, por meio da qual o Governo Federal autoriza a criação de vagas em cargos públicos.
O edital 122 foi lançado em dezembro de 2018, para o preenchimento de 131 vagas de técnicos administrativos por meio de concurso público. As oportunidades foram distribuídas em carreiras de níveis médio, técnico e superior, com vagas para os quatro campi da universidade. As provas objetivas foram aplicadas em abril de 2019.
Diário da Paraíba com ClickPB