Fechados em João Pessoa, cinemas deixaram de vender mais de um milhão de ingressos e público poderá perder lançamentos de filmes

Fechadas em João Pessoa desde o início da pandemia do novo coronavírus, as salas de cinemas continuam sem funcionar e sem previsão de reabertura na Capital. Segundo a Cinépolis, com sete meses de cinemas parados, a rede deixou de vender mais de um milhão de ingressos nos shoppings Manaíra e Mangabeira. Dados da Abraplex mostram que, com a pandemia, o setor de exibição tem dívidas que somam R$ 400 milhões.

A Cinépolis informou  que já reabriu “21 complexos desde o início do mês passado, de norte a sul do Brasil, e outros 22 entram em operação nesta semana, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo, principais parques de exibição do país, que estão operando com ocupação de 50% ou mais e com as bombonieres abertas.”

Ainda segundo a Cinépolis, caso os protocolos em João Pessoa “se mantenham os mesmos e nada aconteça, além do enorme risco econômico para as empresas cinematográficas locais, o público de João Pessoa ainda ficará sem os grandes lançamentos previstos para esse período.”

A Cinépolis argumenta que a Prefeitura de João Pessoa “ainda não sinalizou para a reabertura dos cinemas, mesmo com outras atividades semelhantes tendo sido autorizadas a reabrir como academias e eventos sociais. Essa incerteza prejudica o setor cultural na região e traz prejuízos irreparáveis. Além disso, todas as medidas de segurança foram adotadas rigidamente, fazendo com as operações se mantenham sem riscos aos seus clientes.”

A Cinesercla informou que ainda não tem previsão de reabertura da unidade em João Pessoa, a qual funciona no Tambiá Shopping. “Estamos aguardando a autorização da prefeitura, assim como os protocolos do município, para podermos reabrir. Por enquanto, o protocolo que vamos seguir é o da Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas). Assim que sair o protocolo da Prefeitura de João Pessoa, vamos aplicar as normas em conjunto com as diretrizes da Feneec.”

Essas diretrizes da Feneec incluem disponibilização de álcool em gel para funcionários e clientes, incentivo ao pagamento dos ingressos por meios eletrônicos, distanciamento nas filas da bilheteria, limitação de ocupação das salas em 50%, uso de máscaras, higienização de balcões, mouses e outros equipamentos de contato dos clientes e colaboradores, além de outras medidas.

A rede Centerplex, que opera no Mag Shopping, havia informado, em setembro, que por enquanto somente as unidades dos estados do Ceará e Amazonas retomaram as atividades. “Iremos atualizando sobre as novidades e próximas reaberturas pelas redes sociais. É só ficar de olho nas nossas postagens. No nosso feed temos um post falando sobre as medidas de segurança adotadas para esse momento. Serão as mesmas para todas as unidades.”

ClickPB