Fiscalização flagra 46 estabelecimentos e residências jogando esgoto na praia de Manaíra

Uma fiscalização constatou, nesta quinta-feira (29), 46 estabelecimentos comerciais e residências com esgoto clandestino no bairro de Manaíra. Todos foram notificados e têm 15 dias para regularizarem a situação. Eles deverão fazer a ligação do esgoto na rede de saneamento que existe no bairro.

A ação foi feita por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Também participaram técnicos da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

Os técnicos utilizaram um insuflador de fumaça – equipamento que lança fumaça pela rede de galerias e detecta os estabelecimentos que estão despejando esgoto na rede por onde deve passar apenas água da chuva.

O estabelecimento que não se regularizar dentro do prazo e for flagrado novamente despejando esgoto nas galerias pluviais, será multado e poderá ser embargado ou interditado. A multa varia entre R$ 103 mil e R$ 309 mil.

As galerias pluviais são exclusivamente para escoamento de água da chuva. Elas são periodicamente abertas pelos técnicos da Seinfra, que verificam a qualidade da água e se contém elementos estranhos, poluidores.