O Flamengo enfrenta o Boavista neste sábado de Carnaval, às 18h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela decisão da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro eliminou o Fluminense nas semifinais com um triunfo por 3 a 2, enquanto que o representante da Região dos Lagos avançou graças a um empate por 1 a 1 com o Volta Redonda.
Ganhar a Taça Guanabara representa chegar à final do Campeonato Estadual independentemente do que acontecer na Taça Rio, segundo turno. Talvez este seja o grande benefício para o Flamengo, envolvido em várias competições. Um exemplo disso é que na quarta-feira já tem o segundo jogo da final da Recopa Sul-Americana contra o Independiente del Valle no Maracanã. Na ida, no meio de semana, empate por 2 a 2 no Equador.
“Garantir a vaga na decisão é muito importante e vamos em busca disso. Além do mais, um título é sempre importante na carreira de um jogador e com a Taça Guanabara não é importante”, disse o goleiro Diego Alves.
O técnico português Jorge Jesus não confirmou a escalação e o Flamengo terá desfalques para esta final. Os zagueiros Léo Pereira, com lesão na região posterior da coxa esquerda, e Rodrigo Caio, com dores nas coxa esquerda, e o atacante Bruno Henrique, com uma lesão no ligamento colateral lateral do joelho direito, foram descartados. Assim, Gustavo Henrique e Thuler formarão a dupla de zaga, enquanto que Gabigol, que cumpriu suspensão na partida no Equador, retorna na vaga de Bruno Henrique.
Pelo lado do Boavista, o técnico Paulo Bonamigo cobrou personalidade de seus jogadores.
“Nós sabemos que vamos enfrentar um adversário muito forte, com craques capazes de definir o duelo em uma jogada. Mas temos que mostrar personalidade e o bom futebol que nos levou a esta decisão”, disse Bonamigo.
Paulo Bonamigo vai repetir a escalação do choque com o Volta Redonda. No meio de semana o Boavista foi derrotado por 2 a 0 pela Chapecoense e acabou eliminado logo na primeira fase da Copa do Brasil.
Pelo regulamento da Taça Guanabara nenhum dos times envolvidos na decisão tem a vantagem do empate. Dessa maneira, caso a partida deste sábado termine empatada no tempo regulamentar, o campeão será conhecido na disputa de pênaltis. O Flamengo é o maior vitorioso da história da Taça Guanabara com 21 conquistas, seguido do atual campeão, o Vasco, campeão em 13 ocasiões. O Boavista busca o primeiro caneco.
FICHA TÉCNICA
BOAVISTA X FLAMENGO
Data: 22 de fevereiro de 2020 (Sábado)
Horário: 18h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo (RJ) e Thiago Henrique Neto Farinha (RJ)
FLAMENGO: Diego Alves, Rafinha, Gustavo Henrique, Thuler e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Diego, Everton Ribeiro e De Arrascaeta; Gabigol
Técnico: Jorge Jesus
BOAVISTA: Klever, Wellington Silva, Douglas Pedroso, Elivelton e Jean; Fernando Bob, Erick Flores, Jefferson Renan e Michel; Tartá e Caio Dantas
Técnico: Paulo Bonamigo
Diário da Paraíba Gazetaesportiva