Funesc homenageia o teatrólogo Roberto Cartaxo

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba exibe, nesta quinta-feira (8), o vídeo ‘Um ano da Sala Roberto Cartaxo’, em comemoração ao primeiro aniversário da unidade cultural em homenagem ao teatrólogo que foi o criador do Curso de Teatro da Funesc. A exibição acontece às 20h, no canal da Fundação no Youtube.

A sala foi idealizada pela atriz Suzy Lopes, que atualmente coordena o curso e a gerência de teatro da Funesc. Na homenagem que será exibida, há depoimentos de vários profissionais da cena paraibana.

Homenageado

No dia 2 de outubro de 2019, a cena cultural paraibana perdia um dos maiores nomes do seu teatro: Roberto Cartaxo, com apenas 62 anos. Ator e diretor apaixonado pelo palco, Cartaxo dedicou sua vida à produção de espetáculos, ao debate sobre o teatro e à formação de jovens artistas. Uma semana após sua morte, no dia 8 de outubro de 2019, a Funesc inaugurava uma sala com seu nome.

Ele dirigiu vários espetáculos como ‘Gota d’água’, de Chico Buarque e Paulo Pontes, ‘A noite das mal dormidas’, de Niels Petersen, ‘Morte e vida Severina’, de João Cabral de Melo Neto, e ‘Diálogo de nuestra América’, de Altimar Pimentel.

Nascido na cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, Roberto Cartaxo foi atuante como ator e diretor de espetáculos desde a década de 1970. Entre seus trabalhos mais populares estiveram as várias encenações da ‘Paixão de Cristo’ em João Pessoa.

Além de diretor do teatro Santa Roza, Cartaxo foi criador, professor e coordenador do curso de teatro da Funesc que, durante muitos anos foi a principal porta de entrada no campo das artes cênicas para atores e atrizes que buscavam profissionalização.

Diário da Paraíba com Fundação Espaço Cultural da Paraíba