Furacão Dorian destrói Bahamas, mata 30 e chega aos EUA

O governo de Bahamas suspendeu o alerta para o furacão Dorian e começou o lento processo de reconstrução do arquipélago, que foi devastado pela tempestade. Dois novos balanços foram divulgados nesta quinta-feira. A primeira contagem apontava 23 mortos. A segunda, feita à noite, elevou o número para 30. Além das perdas humanas, 13 mil casas foram destruídas e US$ 7 bilhões calculados em prejuízos.

Em Marsh Harbour, o cenário é caótico: casas completamente destruídas, carros virados, pilhas de escombros e inundações generalizadas. Pessoas mascaradas com trajes protetores carregavam cadáveres em bolsas verdes sobre a plataforma de um caminhão. Alguns moradores, ainda aturdidos, saíam às ruas arrastando malas com seus pertences mais valiosos.

“Na minha ilha (Ábaco), não sobrou nada. Nem bancos, nem lojas, nada”, disse Ramond King, morador de Marsh Harbour, enquanto revirava o que restou de sua casa. “Não sobrou nada, só corpos.”

No fim de semana, o Dorian chegou à categoria 5 – a máxima – antes de atingir as Bahamas, com ventos de quase 300 km/h. A extensão dos danos começou a ser conhecida nesta quinta, à medida que as equipes de socorro conseguiram percorrer a região afetada para resgatar sobreviventes e levar ajuda às vítimas.