O empresário Daniel Gomes, ligado à Cruz Vermelha Brasileira, que é o principal delator da Operação Calvário, gravou conversas que apontam o ex-procurador-geral da Paraíba, o advogado Gilberto Carneiro, como a “ponte” de Ricardo Coutinho com o Judiciário. As informações foram publicadas pela Revista Crusoé.
Em uma das gravações, que o Ministério Público deixou de fora do acordo por entender que faltavam provas de corroboração, o delator menciona o suposto contato de Carneiro com advogados próximos à desembargadora Marianna Fux, filha do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal. A tentativa de aproximação teria ocorrido porque o governador buscava ajuda no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde enfrentava um processo de cassação por abuso de poder político em sua campanha à reeleição, em 2014. Fux era presidente da corte àquela altura.
Segundo documentos anexados à investigação, Gilberto Carneiro exercia influência sobre diferentes áreas, em “todos os assuntos, inclusive, na escolha de membros do TCE, MP e até do TJPB (Tribunal de Justiça da Paraíba) com o aval do ex-governador Ricardo Coutinho”.
Outra delação, do ex-secretário executivo de Turismo, Ivan Burity, relata que Ricardo Coutinho teria pago R$ 400 mil a um advogado do Rio de Janeiro no esforço para obter uma decisão favorável no TSE. O delator não dá o nome do advogado, mas informa os dois locais onde ocorreram as entregas: o hotel Windsor Califórnia e o restaurante La Maison, em Copacabana. O processo contra Ricardo no TSE acabou arquivado por 6 votos a 1.
Entre o material coletado pelos investigadores, ao qual a Crusoé teve acesso, também há uma gravação em que um perito judicial carioca diz pagar 50% de pedágio a pelo menos um juiz, com o objetivo de ser indicado para realizar laudos em processos.
Investigadores do Rio, por sinal, devem receber em breve uma parte do material coletado pelos promotores paraibanos por haver menções a autoridades importantes do estado, incluindo o atual governador, Wilson Witzel.
Diário da Paraíba com ClickPB e informações da Crusoé