Google anuncia novo visual e mudanças nas ferramentas para empresas

O Google anunciou nesta terça-feira (6) um grande projeto de reposicionamento e rebranding para ampliar a integração dos produtos oferecidos no G Suite, agora renomeado Google Workspace.

A novidade atinge todos os cinco serviços existentes no pacote, incluindo Google Editor, Meet, Drive e Agenda, que passam por alterações no visual e ganham novas funções.

A grande mudança acontece no Gmail, que após 16 anos com o mesmo envelope vermelho, ganha agora novas cores.

O Google Maps também ganhou um rebranding similar em seu aniversário de 15 anos.

As mudanças do Workspace visam bater de frente com a Microsoft, cujos produtos Office sempre foram dominantes nos escritórios. De acordo com a companhia, a nova identidade reflete a visão do Google em “oferecer uma experiência simples, útil e flexível, baseada em integração e colaboração”, além de representar o compromisso da empresa em “criar experiências imersivas de comunicação e colaboração”.

Para tanto, o Workspace vai contar com alguns novos recursos de integração entre seus serviços que visam aumentar a produtividade em equipe. A principal novidade talvez seja a possibilidade de se criar documentos em salas de conversa dentro da plataforma principal, diminuindo assim a quantidade de abas usadas por projeto, mas há a adição de visualização de documentos, planilhas e apresentações no Meet, o uso de preview nos arquivos do Editor e novas opções de marcação inteligente.

Diário da Paraíba com ClickPB