Governo Bolsonaro debocha: “As pessoas podem estar desempregadas, mas têm o que comer”

O ministro da Cidadania Osmar Terra repetiu nesta quinta-feira (22) o discurso de Bolsonaro (PSL), de que “as pessoas podem estar desempregadas, mas têm o que comer”.

“O discurso de redução da pobreza, que é insistente no discurso da esquerda, não tem comprovação fática, nem o discurso de que a fome voltou no governo Bolsonaro. As pessoas podem estar desempregadas, em situação difícil, mas têm o que comer”, afirmou o ministro, em declaração ao jornal Estado de S. Paulo.

No entanto, alguns fatos foram omitidos no discurso de Terra. No período em que o ex-presidente Lula (PT) esteve à frente do país – oito anos encerrados em dezembro de 2010 –, houve queda de 50,64% da pobreza no país.

Segundo apontou a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 2013,  o Brasil conseguiu reduzir a pobreza extrema – classificada com o número de pessoas que vivem com menos de US$ 1 ao dia – em 75% entre 2001 e 2012.

Já o cenário atual é devastador. Em apenas um ano, o Brasil passou a ter quase 2 milhões de pessoas a mais vivendo em situação de pobreza. A pobreza extrema também cresceu em patamar semelhante. É o que mostra a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Diário da Paraíba com Brasil 247