Governo Bolsonaro não está implantando nenhuma política de segurança no país, diz João Azevedo

Em oito meses de gestão, o governo federal não implantou e nem executou nenhuma política pública na área da segurança. E os números positivos na redução da violência são resultados dos esforços dos governos estaduais. A avaliação é do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), em entrevista à TV Master, na noite desta segunda-feira (12), em João Pessoa.

“Você não pode atribuir de maneira nenhuma esses bons resultados ao governo federal, que quer trazer para si e dizer que a redução dos números da violência no Brasil são frutos da segurança do país. Afinal de contas, qual foi a política pública de segurança nacional implementada pelo governo federal?”, indaga o governador, e ele mesmo responde: “Nenhuma”.

De acordo com João Azevêdo, o que houve foi o encaminhamento de um projeto de lei ao Congresso Nacional mudando a legislação da segurança pública. “E a mudança na legislação não chega na ponta, não”, garante ele, fazendo nova indagação: “Quanto foi liberado do fundo que financia a segurança pública deste país?”. E ele responde novamente: “ Zero. Tem lá R$ 1,1 bilhão na conta fazendo superávit primário para o governo”.

E o governador segue nas indagações direcionadas ao governo central: “O que foi que aconteceu com a política pública? Foi um sistema concebido e preparado na época do ex-ministro Raul Jungman. O governo atual chegou e acabou com o ministério. Que era uma luta de todos os governadores da época e Ricardo Coutinho (PSB) fazia parte dessa luta para que se fizesse um Ministério da Segurança Pública”.

Ele lembra que o Ministério da Segurança foi criado pelo governo Temer (MDB) e, passado dez meses, “a primeira providência foi acabar com ele. E o país está novamente a mercê de uma política pública nacional que nâo existe”.

Em relação ao ministro Sérgio Moro, João Azevêdo destaca: “Se criou um superministério envolvendo Justiça mais segurança e a segurança não está dando resultado. Nacionalmente, não está sendo implantada nenhuma política pública. O único fato importante foi a implementação e inauguração do Centro de Monitoramento lá em Fortaleza, que já vinha sendo construído há muito tempo no governo anterior”.

Diário da Paraíba