Governo divulga edital com vagas para egressos da rede estadual de ensino atuarem no Ciop de Campina Grande

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), divulgou, neste sábado (8), o edital de processo seletivo para primeira experiência profissional, pelo Programa Primeira Chance, voltado para alunos egressos da Rede Estadual de Ensino.

Ao todo, serão disponibilizadas 28 vagas para jovens de 18 a 24 anos atuarem como plantonistas do Centro Integrado de Operações da Paraíba (Ciop), em Campina Grande. Os interessados precisam ter terminado o Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino entre 2017 e 2019. O investimento total é R$ 336 mil.

Requisitos — Os candidatos interessados nas oportunidades precisam dispor de uma série de competências, como pontualidade, assiduidade, disciplina, idoneidade e proatividade. Além disso, são necessários conhecimentos básicos em informática, preenchimento de formulários em internet, capacidade de redigir informações, digitalização de documentos e atendimento ao público. Os candidatos que forem aprovados receberão uma bolsa de R$ 1 mil para 24 horas semanais de trabalho.

Provas e Inscrições – As inscrições para o processo seletivo serão gratuitas e estarão abertas no período de 8 a 17 de agosto. Para se inscrever, o candidato precisa acessar o endereço;

A divulgação preliminar dos egressos selecionados será feita no dia 28 de agosto.

A seleção será feita com base no desempenho dos egressos no Ensino Médio, por meio de uma tabela de pontuação. As médias simples das notas dos candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática durante o Ensino Médio serão os primeiros critérios. Em seguida, serão analisados os diplomas de cursos técnicos e de formação continuada como critérios de desempate.

Programa Primeira Chance — O Programa Estadual Primeira Chance foi criado em 2019 visando o incentivo à concessão de estágio, aprendizagem, atividades de iniciação à prática profissional em instituições de ensino e primeira experiência profissional. O programa tem por objetivo estimular a integração do estudante no mercado de trabalho, considerando a indissociabilidade entre teoria e prática no processo formativo educacional e profissional.

Diário da Paraíba