O vice presidente Hamilton Mourão (PRTB), de 67 anos, tomou, nesta segunda-feira (26), a segunda dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19. Ele compareceu no início da tarde a um posto drive-thru, em um shopping no Lago Norte, em Brasília.
“Segunda dose tomada, a vacina está avançando. E pouco a pouco, nós vamos ter todo mundo imunizado. Acreditar nesse processo, e a gente vai vencer essa doença aí. Apesar das pessoas que a gente tem perdido, mas vamos ganhar isso aí”, disse em rápida conversa com jornalistas.
Questionado se o Executivo recomenda a vacinação, ele disse: “O governo está vacinando, [então é] porque ele recomenda”.
O vice-presidente tomou a primeira dose da vacina no dia 29 de março, após o início da campanha para idosos de 67 e 68 anos. À época, escreveu em uma rede social: “Fiz minha parte como cidadão consciente”.
Mourão testou positivo para Covid-19 no final do ano passado. O diagnóstico ocorreu em 27 de dezembro. À época, ele cumpriu isolamento no Palácio do Jaburu, residência oficial, e ficou 12 dias afastado do trabalho.
No início do ano, após a infecção, ele já havia manifestado a intenção de tomar a vacina. “[Pretendo tomar a vacina] dentro da minha vez. Eu sou grupo dois de acordo com o planejamento [do Ministério da Saúde]. Não vou furar a fila, a não ser que seja propagandística”, disse o vice-presidente se referindo à possibilidade de tomar vacina antes do prazo para incentivar outras pessoas a aderirem à campanha de imunização.