A letra, do carnavalesco Jorge Freitas, aborda a chegada do dragão, símbolo da agremiação, no paraíso paraibano, e ressalta que João Pessoa é a Capital mundial das quadrilhas juninas e também a cidade mais verde do Brasil.
Para fazer jus ao título de Porta do Sol, o enredo segue dando destaque a um privilégio que só tem quem mora em João Pessoa – ver diariamente o sol nascer primeiro na Ponta do Seixas, extremo oriental das Américas.
Conforme a reportagem, o enredo traz uma série de elementos que formam a cultura da cidade, o forró, a sanfona, as particularidades do município, entre outros símbolos. A letra também reúne detalhes históricos e deixa evidente a alegria e a receptividade que só o povo de João Pessoa tem.
A Dragões da Real desfilou pela primeira vez em 2005 pelo grupo de acesso. Somente em 2011 passou a integrar o grupo especial do Carnaval de São Paulo. Com a homenagem a João Pessoa, a escola de samba busca um título inédito no Carnaval de São Paulo, tendo ficado duas vezes na segunda colocação.
De acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), serão dois dias de desfile para o Grupo Especial, 17 e 18 de fevereiro, e a Dragões da Real será a última a se apresentar no dia 18. As escolas do Grupo de Acesso desfilam no sábado (11) e domingo (19). A ordem dos desfiles foi definida em sorteio.
Secom JP