“Queremos uma Saúde capaz de identificar os problemas das pessoas e trazer a solução de forma a melhorar a qualidade de vida. Zerar a fila de pacientes com sonda é uma amostra do sentimento que hoje norteia o nosso trabalho, que é um atendimento completamente humanizado. Há pacientes com sondas há cerca de três anos, trazendo desconforto para eles e para a família e isso agora vai mudar pelo trabalho de uma equipe motivada, qualificada e com vontade de fazer o bem”, afirmou Cícero.
O secretário municipal da Saúde, Luís Ferreira, explicou que há uma lista de pacientes que utilizam a sonda vesical devido ao crescimento da próstata, o que é comum em pacientes a partir de 50 anos. “Só quem utilizou uma sonda na vida sabe o desconforto físico, mas também social e moral de carregar essa sonda. Então as pessoas vão recuperar a saúde e a dignidade”, afirmou.
O médico urologista Rafael Rebouças, coordenador do Serviço de Urologia do Hospital Municipal Santa Isabel, explicou que a chamada Hiperplasia Prostática benigna é uma doença super prevalente. “Mais de 50% dos homens acima de 50 anos têm essa patologia e muitos deles têm um prejuízo grande à qualidade de vida, porque não conseguem urinar bem, precisando da sonda. E aí, focado nesses pacientes, principalmente esses que precisam de uma cirurgia para se livrar de uma sonda ou para urinar melhor, a gente está fazendo o mutirão”, afirmou o urologista.
A diretora geral do Hospital Santa Isabel, a médica Adriana Lobão, destacou que a realização das cirurgias de retirada de sonda é mais um trabalho da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para zerar a fila de demanda reprimida na área.
Paralela à ação ‘João Pessoa Sem Sonda’, ela ressalta que as consultas com urologistas continuam sendo feitas no Hospital Santa Isabel, através do Ambulatório, dentro da prevenção do câncer de próstata.
O programa ‘Novembro Azul Sempre’ foi lançado no ano passado e garante assistência ao homem durante todo o ano e não apenas em novembro, mês referência na prevenção do câncer de próstata.
Ainda estiveram presentes na solenidade o vereador Bruno Farias, o secretário municipal da Gestão Governamental, Diego Tavares; e a secretária executiva da Saúde, Janine Lucena.
Secom JP