Hospital Santa Isabel realiza mutirão de cirurgias de hérnias e beneficia 40 pacientes neste final de semana

O Hospital Municipal Santa Isabel realiza neste sábado (9) e domingo (10), um mutirão de cirurgias de hérnias para diminuir a demanda reprimida nas cirurgias eletivas, que estavam suspensas devido à pandemia. A ação vai beneficiar 40 pacientes com hérnias umbilicais e inguinais.

“O hospital decidiu realizar esse mutirão como uma resposta rápida as demandas da população, utilizando a lista de demanda reprimida que existia”, disse a médica Adriana Lobão, diretora geral do Hospital Municipal Santa Isabel.

De acordo com Adriana, em virtude da pandemia da Covid-19, houve um crescimento na fila de cirurgias eletivas, principalmente na especialidade de cirurgia geral.

“Houve um acúmulo grande de pessoas que esperavam por esse atendimento. Então, hérnias umbilicais e inguinais irão ser tratadas nesse mutirão”, explicou.

Os pacientes que serão beneficiados com esse mutirão foram chamados e passaram por exames pré-operatórios. Eles serão internados no dia do procedimento e devem permanecer no hospital por 24 horas ou 48 horas. “São intervenções rápidas, que vão beneficiar muita gente que estava sem perspectiva de data para operar”, disse Adriana Lobão.

Um total de 28 profissionais, entre cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e maqueiros estarão mobilizados para atender os pacientes durante o próximo fim de semana.