IBGE: Número de empresas do setor de serviços na Paraíba cresce 62,7%, em dez anos

A população ocupada no segmento acompanhou a expansão e, no mesmo período, aumentou de aproximadamente 59,8 mil pessoas para 98 mil.

O total de empresas do setor de serviços não financeiros atuantes na Paraíba passou de cerca de 6,3 mil, em 2009, para 10,2 mil, em 2018, registrando um crescimento de 62,7% ao longo de dez anos, conforme a Pesquisa Anual de Serviços (PAS), divulgada nesta quinta-feira (27), pelo IBGE.

A população ocupada no segmento acompanhou a expansão e, no mesmo período, aumentou de aproximadamente 59,8 mil pessoas para 98 mil, com um acréscimo de 38,1 mil postos de trabalho, representando um crescimento de cerca de 63,7%.

O levantamento apresenta informações para todo o país, sobre temas como emprego e salários; receitas de prestação de serviços; e custos e despesas. Para o cálculo dessa quantidade foi levada em consideração a atuação na unidade da federação.

Em 2018, a principal atividade desenvolvida por 35,9% das empresas no estado foi a de serviços prestados às famílias, que inclui os pessoais; de alojamento; alimentação; atividades culturais, recreativas e esportivas; e atividades de educação continuada.

Os serviços profissionais, administrativos e complementares tinham a segunda maior participação no número de empresas do ramo na Paraíba (34,4%); seguida pelos de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (7,7%); serviços de informação e comunicação (6,5%); serviços de manutenção e reparação (6,3%); atividades imobiliárias (5,3%); e outras atividades de serviços (3,9%).

 

Diário da Paraíba com ClickPB