“Ideologia de gênero” é coisa do capeta, diz Bolsonaro

Apesar de que as discussões ligadas ao gênero (identidade) não se tratarem de uma ideologia e de que uma expressão foi inventada por conservadores religiosos da extrema-direita, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse neste sábado (10) que “ideologia de gênero” é “coisa do capeta”. A declaração foi dada em discurso realizado durante a Marcha para Jesus, pela Família e pelo Brasil de Brasília, logo depois de o presidente agradecer o apoio da comunidade evangélica e dizer que “família é homem e mulher”.

“Vocês tem pela primeira vez na história do Brasil um presidente que está honrando o que prometeu na campanha, que acredita e valoriza a família e que vai respeitar a inocência das crianças em sala de aula. Não existe essa conversinha de ‘ideologia de gênero’. Isso é coisa do capeta”, afirmou Bolsonaro. O presidente discursou ao lado do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sob aplausos dos presentes e emendou: “Tenho certeza que o governador não vai admitir isso no ensino do Distrito Federal”.

Dizendo que “família é homem e mulher” e que vai continuar acreditando na “família tradicional” mesmo que haja mudanças sobre o assunto na Constituição, Bolsonaro também criticou os governos anteriores que acolheram os pleitos das multifamílias. O presidente também atacou a esquerda que defende um estado laico e ressaltou que é cristão. “A maioria dos brasileiros é cristão e ponto final”, disse, garantindo que não é preconceituoso e que respeita a todos.

Bolsonaro, que já havia participado da Marcha para Jesus em São Paulo, foi muito aplaudido na marcha de Brasília. Ele também foi chamado de mito várias vezes e lembrou que o apoio dos evangélicos foi decisivo para as suas eleições, mas garantiu que estava ali por livre e espontânea vontade porque não era época de campanha.

Invenção dos críticos

A chamada “ideologia de gênero” – utilizada em muitos fakenews na campanha pró-Bolsonaro nas eleições do ano passado –, é uma expressão usada pelos críticos da ideia de que os gêneros são, na realidade, construções sociais. Para os defensores desta “ideologia”, não existe apenas o gênero masculino e feminino, mas um espectro que pode ser muito mais amplo do que a identificação somente com masculino e feminino.

A chamada “ideologia de gênero” representaria o conceito que sustenta a identidade de gênero. Consiste na ideia de que os seres humanos nascem iguais, sendo a definição do masculino e do feminino um produto histórico-cultural desenvolvido tacitamente pela sociedade.

Isso significa que a percepção de uma pessoa sobre seu gênero não é uma escolha, é um entendimento sobre sua identidade e sobre a forma como ela se reconhece como indivíduo, independentemente de seu sexo biológico.

Assim, é preciso ter cuidado ao usar a expressão “ideologia de gênero”, pois discussões ligadas ao gênero (identidade de gênero) não se tratam de uma ideologia, que é um conjunto de valores e ideias sobre um assunto.

Diário da Paraíba com Congresso em Foco