Idosa é velada viva e morre ao ser removida para hospital

No Rio Grande do Sul, o delegado regional Luís Eduardo Benites informa que o inquérito policial para apurar o caso de Rosaura Vaz, 79 anos, que teria sido velada viva na última terça-feira (20), foi instaurado.

Familiares afirmam que a idosa estava viva quando era velada na madrugada do dia 20 no Cemitério de José de Arimateia, no município de Bagé. Na quarta-feira (21) à tarde, os familiares foram ouvidos na 2ª Delegacia de Polícia.

“O corpo foi encaminhado para a necropsia, que vai determinar a causa e o horário da morte. Isso vai determinar os caminhos da investigação”, esclareceu o delegado. O fato é que o inquérito foi instaurado; pessoas serão ouvidas e os próximos passos dependem do resultado da perícia.

O atestado de óbito de Rosaura foi emitido por volta das 00h30 de terça-feira. Ela estava internada há cerca de duas semanas na Santa Casa de Caridade de Bagé. À reportagem do jornal Folha do Sul, a neta da idosa, Sara Machado, 24 anos, relatou que a avó tinha previsão de alta na terça-feira. Segundo ela, a idosa teria passado mal antes da meia-noite de segunda-feira. Em seguida, por volta das 00h30min, o médico atestou o óbito.

Rosaura foi velada durante a madrugada. Familiares contaram que estranharam que o corpo não apresentava rigidez, a cor da pele esta corada e as pupilas não estavam dilatadas.

No início da manhã, um dos familiares verificou os sinais vitais. Ao Folha do Sul, o neto da idosa, Josué Machado, 30 anos, afirmou que a pressão dela estava 12 por sete e tinha batimentos cardíacos. Em razão disso, a família chamou o médico, que foi até ao cemitério por volta das 8h40.

Depois de verificar o corpo, ele teria retornado para o hospital. Depois, por volta das 11h, enviou uma ambulância até o local para levar a idosa até a Santa Casa. Os familiares acreditam que foi neste momento que ela morreu.

O administrador da Santa Casa de Caridade de Bagé, Alexandre Andara, afirmou ao Folha do Sul que o hospital foi avisado por um familiar, alegando que a idosa estava sendo velada, mas estaria viva. “Montamos uma equipe e enviamos uma ambulância até o cemitério José de Arimateia”, frisou. Segundo ele, a equipe removeu o corpo, acompanhado de um familiar. “Provamos que a idosa já estava em óbito”, asseverou.

Diário da Paraíba com Jornal Folha do Sul